Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ocupação do Mundo a Partir da África

5 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Fábio de Castro no site do Estadão informa sobre o trabalho constante da revista científica Nature, onde se registra as evidências existentes sobre quatro ondas migratórias, relatadas por Axel Timmermann e Tobias Friedrich, da Universidade do Havaí (Estados Unidos), que levaram o homo sapiens da África para o mundo.

Mapa constante do artigo publicado no site do Estadão

Depois de se originar no Leste da África há cerca de 200 mil anos, o homo spiens se deslocou para a Europa e para a Ásia em quatro ondas, passando pelo Oriente Médio de acordo com as evidências existentes até o momento, segundo os autores do artigo publicado na revista científica Nature. No mapa acima, estaria assinalado em vermelho as partes do planeta em que há 80 mil anos, no máximo 120 mil anos, haveria a presença de seres humanos. Eles teriam chegado ao sul da Europa e a leste da China mais ou menos nas mesmas épocas.

Os autores concluíram que estes movimentos migratórios coincidem com períodos de mudanças climáticas. Foram quatro ondas nos períodos de 106 mil a 94 mil anos, de 89 mil a 73 mil anos, de 59 mil a 47 mil e de 45 mil a 29 mil anos. Estudos anteriores já sugeriam estes períodos das migrações. As confirmações ocorreram com os dados paleoambientais disponíveis nas regiões chaves com as datações de fósseis e registros arqueológicos, que antes eram esparsos.

Timmermann e Friedrich construíram um modelo matemático que quantificava as mudanças climáticas, as alterações dos níveis dos oceanos e os padrões das migrações humanas nos últimos 125 mil anos. Peter Demenocal, da Universidade de Columbia, e Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, também registram comentários sobre o trabalho publicado. Sugerem que na Europa quem chegou antes e se tornou mais numerosos seriam os homens de Neanderthal, que teriam assimilado a cultura dos que chegaram depois.

Os fatos concretos são que estes estudos estão se intensificando e complementados por novas pesquisas arqueológicas em todo o mundo, esclarecendo ao longo de longuíssimos períodos que as migrações estão relacionadas às mudanças climáticas. Os problemas que afetam o clima do planeta, mesmo em menor escala e tempo, também acabarão forçando algumas mudanças, notadamente nas regiões que acabarão sendo inundadas pelas águas, pois os custos de mantê-los devem continuar elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: