Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ousadias de Alguns Empresários Asiáticos

14 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

O mundo sempre contou com investidores conservadores e empresários ousados que tomam riscos com empreendimentos de ponta que podem proporcionar altos retornos. Não deixa de ser surpreendente que Masayoshi Son, da Softbank, consiga associar-se aos dirigentes da Arábia Saudita que administram o seu fundo soberano para a criação de um fundo visando empreendimentos nas tecnologias de ponta.

clip_image002

Foto de Masayoshi Son, da Softbank, no anúncio em Tóquio da sua associação com o fundo soberano da Arábia Saudita, publicada no artigo do site da Nikkei Asian Review

Masayoshi Son, japonês com ascendência coreana, começou a acumular a sua fortuna com a exploração de celulares com a marca comercial Softbank. Veio visitar o Brasil, onde o conhecemos pessoalmente. Ele nos assustava com sua agressividade comercial ainda quando estava iniciando a sua carreira. Associou-se a Jack Ma, da Alibaba, quando ingressava nas atividades internacionais, inclusive com lançamentos ousados de volumosos IPOs para a captação de recursos visando ampliação de suas atividades nos Estados Unidos.

Mais recentemente ficou famoso pela aquisição da ARM inglesa que detinha tecnologia de ponta no setor de informática. Agora anuncia que formou com a Casa Imperial da Arábia Saudita um fundo soberano onde conta com cerca de um quarto do seu capital, e que deve chegar a algo como US$ 100 bilhões para serem investidos preferencialmente em empreendimentos de tecnologias de ponta.

Suas conversas são ousadas. Uma notícia divulgada pelo Nikkei Asian Review em seu site informa que o Fundo Árabe deve investir cerca de US$ 45 bilhões no Fundo Softbank Vision com sede Londres e operado por Rajeev Misra, chefe estratégico de finanças da Softbank.

O Deputy Crown Prince Mohammed bin Salman, chairman do Fundo Soberano, está liderando o Vision 2030, que é o novo plano da Arábia Saudita. Ele e Masayoshi Son negociaram no Japão no mês passado e visam diversificar as atividades daquele país, reduzindo a dependência aos combustíveis fósseis.

Estes investimentos apresentam riscos e o rating que conseguem das agências especializadas poderão ser melhoradas na medida em que Masayoshi Son vender seus ativos do Alibaba chinês.

Certamente, são operações ousadas que podem resultar em elevados retornos, mas investidores conservadores evitam operações desta natureza.


2 Comentários para “Ousadias de Alguns Empresários Asiáticos”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 13:46 em 15 de outubro de 2016:

    Para mim, o Masayoshi é a versão japonesa do Eike Batista.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:59 em 17 de outubro de 2016:

    Cara Simone Aparecida,

    É a sua opinião, mas não parece ter nenhuma base.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: