Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preciosos Ensinamentos Sobre a Obesidade

31 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Apesar de todos saberem que a obesidade tende a provocar muitos inconvenientes para a saúde, muitos procuram se convencer que os problemas só ocorrem com os outros. O Doutor Drauzio Varella, na sua coluna na Folha de S.Paulo, chama a atenção para a gordura acumulada na região da cintura.

52% dos brasileiros estão com excesso de peso ou obesidade e a gordura concentrada na cintura apresentam mais riscos, segundo pesquisas científicas

O doutor Drauzio Varella costuma dar muitas informações úteis sobre a saúde na coluna que mantém na Folha de S.Paulo. Nesta semana, explicou porque os seres humanos, que lutaram pela disputa dos alimentos por milênios, contam mais recentemente com o suficiente para uma boa saúde. No entanto, no Brasil e no mundo existe uma tendência para a exagerada obesidade que provoca problemas graves de saúde, que poderiam ser evitados.

Cita uma pesquisa efetuada pela equipe da famosa Mayo Clinic dos Estados Unidos que fizeram uma análise conjunta de 11 estudos envolvendo 650.386 homens e mulheres, acompanhados por 21 anos. Ajustados os dados para as características demográficas, chegou-se à conclusão de que quem possui uma circunferência abdominal maior que 110 centímetros a mortalidade foi 52%, mais alta do que aqueles com 90 centímetros ou menos.

Outro estudo abrangendo 15.547 indivíduos com doença cardiovascular em três continentes mostrou um aumento de 7% no risco de morte para cada cinco centímetros de cintura, sendo que nas mulheres este aumento foi de 9%. Muitos usam os critérios da IMC (IMC= peso dividido pela altura²), mas onde este peso está localizado parece mais relevante.

Muitos sabem que devem se alimentar com menos gordura, açúcar e produtos que aumentam o peso, efetuar exercícios, mas todos contam muitas desculpas. Minha experiência pessoal é que alguns produtos e hábitos ajudam a evitar este aumento de cintura, entre eles a evidente redução do excesso de alimentação com diminuição do consumo do açúcar, o uso da chia e da quinua (ambos de origem andina, que me ajudou a reduzir a cintura) bem como alongamentos com esforços concentrados no ventre e um mínimo de caminhada, que acaba não sendo um sacrifício exagerado. Apesar de minha idade superior a 75 anos, já tendo problemas como AVC (há mais de 10 anos) e discreta dilatação da aorta, tendo 1,65 de altura, venho conseguindo manter um peso de 67 quilos ou menos, com uma cintura de menos de 95 centímetros. Nada brilhante, mas o suficiente para evitar outros problemas.

Observa-se recentemente que até as empresas que propiciavam alimentações e bebidas inconvenientes para o combate à obesidade estão se esforçando para mudar a sua imagem, com a redução das gorduras e do açúcar. Parece que o sistema educacional brasileiro necessita estimular alimentações mais sadias para os jovens, pois o Brasil não tem condições de continuar atendendo os pacientes decorrentes da obesidade, consequência, em grande parte, da má alimentação.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: