Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tai Chi Virou Moda em Nova Iorque

4 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os que conhecem a China ficam admirados quando desde a madrugada multidões de chineses estão praticando o tai chi, tanto nas grandes metrópoles quanto em qualquer recanto nas suas periferias. A moda que já teve praticantes no exterior volta com força em cidades como Nova Iorque.

Ilustração do China Daily publicado em inglês

Este exercício de origem chinesa procura com gestos lentos repetir os que seriam naturais entre muitos animais, não exigindo grandes esforços. Mas, além de movimentar as partes fundamentais do corpo humano de forma muito natural, permite que a mente também se mantenha relaxada, evitando sobrecargas como estresse provocado pela vida contemporânea.

Quem acorda de madrugada num hotel da China fica impressionado com multidões praticando o tai chi, normalmente sob a liderança de alguém mais experiente, Mas também são praticados no exterior, inclusive no Brasil, em diversos parques públicos aproveitando o ar mais puro das áreas cobertas por muitas árvores.

O tai chi já vinha sendo praticado nos Estados Unidos por influência dos muitos chineses que lá moram, mas ainda era restrito a uma elite, conhecedora de seus benefícios. As informações do artigo publicado no China Daily, em inglês, cita diversas localidades onde está sendo praticado em Nova Iorque.

Não se trata de um exercício que exija grandes esforços, pois os gestos são lentos e naturais, mas movimentam as principais partes do corpo humano de forma graciosa, como pode ser observado em muitas aves e outros animais. Pode-se dizer que são gestos naturais não forçando muito os músculos, diferindo muito do que é praticado nas academias.

Existem muitos voluntários que são os mestres que transmitem a todos os praticantes as diversas etapas para melhor aproveitamento dos movimentos. Mas também existem profissionais que estão orientando e motivando aqueles que desejam maior privacidade nas suas práticas.

Acabam sendo exercícios de baixo custo, pois não exigem aparelhos nem vestimentas especiais, bastando o que é usual para movimentações normais, como uma caminhada. A maioria das cidades dispõe de espaços para tanto, principalmente nos parques públicos.

Em São Paulo também se notam grupos praticando o tai chi regularmente, tanto no Parque Ibirapuera como no Villa-Lobos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: