Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Comportamento da Atual Safra Brasileira

11 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Em que pesem as irregularidades climáticas em muitas partes do mundo, no geral, a safra brasileira até agora está sendo beneficiada, havendo uma previsão positiva quanto a sua quantidade, ao mesmo tempo em que os preços internacionais estão favoráveis.

clip_image002

Quando constante de um artigo no Valor Econômico

A agricultura sempre tem este comportamento que não costuma ser uniforme em todo o Brasil como no mundo. Enquanto parte do Nordeste brasileiro enfrenta uma violenta seca por muitos anos, no resto do país predomina um clima com chuvas adequadas que permitem estimar que a segunda safra deste ano agrícola possa ser positiva.

Ao mesmo tempo, as irregularidades que ocorrem em diversos países, como a Índia, fazem com que o abastecimento mundial acabe proporcionando preços adequados. Também o câmbio está sendo corrigido pelo mercado com as instabilidades políticas, como as que afetam os Estados Unidos, e acaba proporcionando receitas em dólares favoráveis para os que operam com estas commodities.

Também os preços internacionais estão permitindo uma receita bastante satisfatória, nos principais produtos, o que acaba beneficiando o conjunto do setor rural brasileiro, mesmo com todas as dificuldades existentes.

clip_image004

Tabela publicada num artigo do Valor Econômico

Ainda que não seja nada excepcional, o setor agropecuário brasileiro acaba tendo condições de rendas positivas, o que deve ajudar o conjunto da economia brasileira. Como a situação recessiva pela qual passamos não permite que estes fatores como o câmbio e os preços internacionais acabem resultando em pressões inflacionárias exageradas.

No mar de notícias desfavoráveis, estes dados acabam proporcionando um alívio, ainda que não sejam ainda definitivos e nem expressivamente estimulantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: