Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indícios de Melhoria da Economia Mundial

29 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A imprensa brasileira mostra-se surpresa com a alta dos preços da soja mesmo com a grande produção no mundo. Também o minério de ferro continua mantendo preços elevados.

Mesmo com boas produções de soja nos Estados Unidos e no Brasil, os seus preços continuam elevados, pois os chineses estão ativos na sua compra

Um artigo publicado por Mauro Zafalon, especialista em produtos agrícolas na Folha de S.Paulo, informa que ele está surpreso, pois as safras norte-americanas e a brasileira que está para ser colhida são recordes e os preços são compensadores. Os norte-americanos já venderam mais de 40 milhões de toneladas até o dia 16 último e os chineses compraram o recorde de 24,7 milhões de toneladas, acima que na safra anterior. Os preços no interior brasileiro continuam mais altos do que no mês passado, animando os produtores cujas produções caminham de forma adequada.

Também um artigo de Renato Rostás publicado no Valor Econômico informa que o preço de minério de ferro chegou a US$ 80 por tonelada, o mais elevado depois de setembro de 2014, animando a CVRD – Companhia Vale do Rio Doce, cujas ações na Bolsa ajudaram a puxar o seu índice para cima. Apesar da existência de uma grande capacidade ociosa na siderurgia da China, onde parte das obsoletas deve ser sucateada, tudo indica que até os chineses estão com perspectivas mais positivas, mesmo com as tentativas de restrição das importações de muitos países, notadamente os Estados Unidos.

Algumas outras matérias-primas também estão dando sinais parecidos, ainda que não sejam tão expressivos. Fica-se com a impressão que o mundo está cansado de tanta crise e, aos poucos, começa-se a ensaiar a sua recuperação que ainda deve ser lenta. Mas estes mercados, quando passam por pontos de inflexão começando a elevar-se, acabam animando a todos.

No caso brasileiro, os problemas políticos e as incertezas que ainda existem no mundo não permitem que haja um grande otimismo, mas nos produtos de exportação do Brasil que dependem do mercado internacional os indícios começam a ser mais positivos, mesmo que se deva evitar qualquer euforia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: