Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Importância do Agronegócio Brasileiro no Momento

24 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo de Fernando Lopes publicado no jornal Valor Econômico ressalta a importância do mercado interno para dar continuidade à relevante contribuição que o agronegócio brasileiro vem dando para a economia brasileira

clip_image002[6]

Conjunto de informações constante do artigo no Valor Econômico que vale a pena ser lido na íntegra

Em que pesem todos os problemas enfrentados pelo Brasil, tanto no campo político como econômico, bem como algumas irregularidades climáticas localizadas, o agronegócio brasileiro vem mostrando a sua importância e o papel que deve desempenhar na recuperação rápida da economia brasileira. As estimativas de produção continuam favoráveis, os preços são compensadores e poderiam ser ajudados por uma política do governo não sacrificando a galinha dos ovos de ouro.

A produção dos alimentos vem reduzindo parte das pressões inflacionárias, mas nota-se até um exagero do câmbio mantido valorizado, com os receios das turbulências que poderiam advir das elevações dos juros nos Estados Unidos, aumentando o fluxo de recursos do mundo emergente para o tesouro norte-americano.

As autoridades monetárias norte-americanas vêm se revelando cautelosas e antes das mínimas elevações mostram-se atentos, sabedores que as condições ainda não estão todas consolidadas naquela economia, como no caso do nível de emprego. Com o novo governo eleito não se conta com certeza se muitas de suas declarações serão transformadas em medidas populistas e nacionalistas, que acabem reduzindo as possibilidades de uso intenso do comércio internacional.

Há um evidente exagero na imprensa norte-americana quando comenta sobre as autoridades que estão sendo escolhidas para os postos-chaves da nova administração. Além daquele país dispor de um sistema de “check and balance”, muitos nomes de grandes empresários estão sendo indicados e mesmo que tenham discursos diferenciados devem contar com assessorias competentes.

Parece oportuno, portanto, que o mercado interno brasileiro ajude a complementar o que está sendo feito no setor externo, separando um pouco o quadro pessimista disseminado pelos problemas políticos que podem ser minimizados com uma performance mais favorável da economia rural do Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: