Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Soneca dos Japoneses

24 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo de Bryant Rousseau foi publicado no The New York Times e em português no jornal O Estado de S.Paulo sobre os hábitos dos japoneses tirarem uma soneca nos metrôs, em parques públicos ou até nas reuniões nas empresas.

Japoneses tirando uma soneca nos metrôs ou nos trens

Os japoneses chamam estes hábitos de “inemuri” e não são condenados por estas sonecas, pois são sinais de que trabalham por muitas horas e dormem menos de seis horas por noite. O assunto foi estudado pelo professor inglês Brigitte Stenger, da Downing College, de Cambridge, e publicado num livro sobre o assunto. Mas não foi observado que os japoneses consideram que encararem estranhos, como passageiros sentados à sua frente nas viagens, como um ato de não bom tom.

Também muitos idosos fecham os olhos em palestras, o que se de um lado permite uma concentração na atenção que estão prestando também acaba provocando estas sonecas quando cansados. O autor traduziu o “inemuri” como “dormindo em serviço”, pois em muitos casos estão semiacordados prestando atenção quando estão interessados no assunto. Não são hábitos socialmente condenados pelos japoneses, pois são interpretados como decorrentes dos esforços, notadamente nos trabalhos e estudos. Cerca de 40% dos japoneses dormem menos de seis horas por noite.

Este hábito entre os japoneses são adotados por mais de mil anos, não se restringindo aos períodos de transportes podendo se utilizar parques públicos e decorre também da baixa criminalidade no Japão. Eles não correm o risco de terem seus bens subtraídos. Também os japoneses respeitam a sua privacidade como de outros e estar dormindo é considerado uma forma de se isolar das demais pessoas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: