Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Agressivo Grupo Empresarial Japonês Com Filosofia Clara

30 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos economistas estão concluindo que o que funciona é a microeconomia que é objetiva, enquanto a macroeconomia só consegue sugerir objetivos pouco claros e nem sempre funcionais. A NIDEC japonesa, do empresário Shiguenobu Nagamori, está comprovando esta verdade na prática em algumas décadas, inclusive no complexo mundo atual, tendo começado com quatro elementos há 40 anos.

Gráfico constante do artigo publicado no site da Nikkei Asian Review

Quando muitos se sentem desanimados com o que aconteceu no mundo em 2016, eficientes empresários como o japonês Shigenobu Nagamori provam que existem formas de aumentar os lucros, ampliar suas atividades internacionalmente até na Europa e nos Estados Unidos introduzindo sua filosofia empresarial em empresas que absorveu e se mantinham de forma tradicional. O que já se pode chamar de "Nagamorismo" está se espalhando rapidamente pelo mundo.

Este empresário fala japonês no exterior utilizando um intérprete a quem nem dá o tempo suficiente para o seu trabalho. Um artigo publicado por Kenji Kimura no site do Nikkei Asian Review começa por citar um caso de uma empresa alemã conhecida como GPM, uma fabricante de bombas para automóveis que fazem circular os lubrificantes e refrigerar o motor que tinha mil funcionários. Eles estavam apreensivos, pois poderiam ser demitidos, mas Nagamori, num contacto direto em 2015, afirmou que eles tinham um bom produto que poderiam não só vender na Europa, mas nos Estados Unidos e na Ásia. Conseguiram manter os seus custos através da implantação do controle do progresso das atividades da empresa e dobrar os seus lucros.

A Nidec, segundo o artigo, está no auge de suas mudanças revolucionárias, vindo do setor de pequenos motores de precisão. A nova estrutura da empresa composta por componentes automobilísticos, eletrodomésticos e motores industriais e comerciais, neste ano de 2016 deve faturar US$ 10,86 bilhões, projetando crescer 60% até 2020 e oito vezes até 2030.

Sua filosofia pode ser resumida em: faça isso agora, faça-o sem hesitação e até a sua conclusão. Na sua doutrina, abrange a velocidade, alto crescimento e elevados lucros. Procura um sentido de propósito e motivação dos seus funcionários. Sua expansão se baseia na absorção de empresas no Japão e no exterior, procurando novos produtos, novos mercados e novos clientes.

O artigo que merece ser examinado na sua íntegra menciona exemplos como da Alemanha, da Itália e da França, onde os executivos locais e seus funcionários são aproveitados, até se deslocando para outras empresas do grupo, sempre com a mesma filosofia. Eles trabalham reunindo os funcionários de variadas formações, analisando as condições atuais e as formas de aprimorá-las, numa dependência de reuniões que chamam de sala de guerra. Os objetivos são ousados e os lucros, que costumam ser em alguns setores de 5 a 6%, são elevados até 15%.

A prova de que tudo isto funciona é dada pelos resultados que a NIDEC vem obtendo e sua filosofia está sendo adotada pelos executivos das empresas absorvidas por ela. Atualmente, a NIDEC opera em 33 países e planeja estar atuando em 75 países em 2030, esperando-se que o Brasil esteja entre eles.



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