Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Comércio Internacional Não Admite Vazios

6 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Assim como na política, o comércio internacional não admite vazios. Se Donald Trump deixar de apoiar o TPP – TransPacific Partnership como vem prometendo e o Congresso dos Estados Unidos não usar o seu poder de balanceamento das decisões norte-americanas, outros países do mundo acabarão implementando acordos de livre comércio para ocupar o vazio deixado.

clip_image002

Foto da reunião entre Shinzo Abe e Vladimir Putin como um exemplo de entendimentos para ocupar o espaço vazio deixado pelo TPP, publicado no site da Bloomberg

Muitos países do mundo estão ansiosos por estabelecerem acordos de livre comércio visando proporcionar condições para ajudarem seus processos de desenvolvimento utilizando o aumento do seu comércio exterior. Ainda que sempre existam dificuldades para os países membros de qualquer acordo para acomodar os interesses de setores de sua economia, as negociações acabam permitindo vantagens gerais superiores aos problemas que devem enfrentar. Também existem muitas sobreposições de blocos de países em diversos entendimentos e se o TPP – TransPacific Partnership não evoluir, outros acordos acabarão incorporando muitos países que estavam apoiando o acordo, mesmo que não sejam todos e haja diferenças ideológicas do ponto de vista político. Os pragmatismos dos interesses econômicos acabam superando até estas diferenças.

Um artigo de Bruce Einhorn publicado no site da Bloomberg trata do assunto, informando que a Rússia, a China e o Japão são os principais países para ocupar o espaço que estaria sendo deixado pelos Estados Unidos, mesmo tendo que fazer algumas mudanças nos seus planos e possuam diferenças políticas. Um destes blocos seria o chamado RCEP – Regional Comprehensive Economic Partnership, que incluiria a Austrália, a Índia, o Japão, a Coreia do Sul, a Nova Zelândia e outros 10 países do ASEAN – Association of Southeast Asian Nations.

A China vem usando o seu conceito de One Belt, One Road atraindo o interesse de muitos países, inclusive aliados dos Estados Unidos, no seu Asian Infrastructure Investment Bank concorrente até do Banco Mundial. A Rússia com o seu Eurasian Economic Union tentaria envolver a Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão. O Japão já aprovou o TPP até no seu Parlamento.

Até a OMC – Organização Mundial de Comércio que enfrenta dificuldades com seus projetos envolvendo todo o mundo estaria com novos desafios diante das dificuldades do TPP. É possível que Donald Trump esteja procurando aumentar a sua força de negociação e os interesses dos Estados Unidos na defesa de que parte dos seus trabalhadores sejam beneficiados. De qualquer forma, as negociações são sempre difíceis e demoradas, mas esperam-se alguns avanços possíveis em todo o mundo, talvez em blocos mais homogêneos.

O Brasil que estava dando pouca prioridade a estes acordos de blocos deve retomar com maior agressividade na oportunidade que se abre agora. Uma das poucas saídas para a crise enfrentada pela economia brasileira é a alavancagem proporcionada pelo seu setor externo, ampliando suas exportações e criando empregos. Mas para tanto deve reformular sua atual política cambial que só proporciona vantagem para o setor financeiro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: