Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Embaixador Sérgio Amaral Sobre o Governo Trump

26 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002[4] Ainda que seja prematuro visualizar o relacionamento bilateral do Brasil com os Estados Unidos, o experiente embaixador Sérgio Amaral mostra-se otimista com o governo Donald Trump.

Embaixador Sérgio Amaral em Washington

Na entrevista do embaixador Sérgio Amaral concedida a Claudia Trevisan e publicada no site do Estadão, o representante do Brasil em Washington menciona alguns aspectos importantes que fundamentam o seu otimismo nas relações bilaterais no próximo governo de Donald Trump. As evidências atuais com as declarações feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos é que o TPP – TransPacific Partnership não seria aceito pelos norte-americanos, havendo possibilidade de que o NAFTA – North America Free Trade Agreement que beneficia o México e o Canadá seja revisado. Isto abre espaço para o Brasil que preenche as condições apontadas por Donald Trump, pois no comércio bilateral o Brasil é deficitário na última década, além do Brasil ter investido US$ 24 bilhões naquele país ajudando a criar 80 mil empregos por lá. Ainda que sejam posições naturais do nosso embaixador em Washington, ele é extremamente competente, tendo exercido funções semelhantes no Reino Unido e na França, além de exercido a função de ministro no governo brasileiro.

Segundo Sérgio Amaral, Donald Trump capturou sentimentos de mudança na sociedade norte-americana e o Brasil não se enquadra em nenhum dos problemas apontados pelo presidente eleito durante a campanha eleitoral e depois de sua vitória. Havendo vontade dos dois países e certamente do embaixador atua de forma eficiente junto ao governo que está se formando. Ele menciona o caso da base de Alcântara no Maranhão onde estaria havendo um entendimento bilateral para o lançamento de foguetes.

Ele aponta que o movimento populista de Trump é diferente dos europeus, pois ele está ancorado no Partido Republicano que preside as duas casas no Congresso Nacional dos Estados Unidos. Como este site vem insistindo, ele aponta a importância do sistema de “checks and balances” naquele país. Sobre a posição que a China está adotando a favor de intensificação do comércio, o embaixador também aponta que a competitividade chinesa com o desenvolvimento tecnológico e das novas infraestruturas o que permite enfrentar problemas de elevação das tarifas. Estaria havendo um ajuste do mundo às novas condições existentes.

O embaixador Sérgio Amaral que o novo governo está indicando tem uma forte presença juanto empresários experientes bem como militares que estão descontentes com o Partido Democrata em muitas posições chaves, indicando uma tendência para ênfase na área da defesa externa, tomando o cuidado de indicar um grande amigo de Xi Jinping como embaixador na China.

Como todos, Sérgio Amaral espera que com dois anos de governo as posições anunciadas poderão estar claras, esperando-se que o Brasil também atualize suas posições.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: