Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gengis Khan Desperta Onda de Interesse

13 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Gengis Khan foi considerado um bárbaro sanguinário que ocupou toda a Ásia, mas os estudos recentes sobre o seu papel histórico estão revisando este conceito.

Baljinnyan e Zhang Jixia organizaram uma biblioteca na Mongólia com 12 mil livros sobre Gengis Khan publicados em 58 idiomas

Este site já mencionou que Gengis Khan, segundo um livro de Jack Weatherford, da Macalester College, Minnesota, USA, traduzido para o português com o título “Gengis Khan e a Formação do Mundo Moderno”, Editora Bertrand Brasil, 2010, mostra que este líder mongol criou, entre outras contribuições, o correio no mundo e a imunidade diplomática. Este livro vale a pena ser lido na sua íntegra, pois fornece muitas informações que não se conhece sobre ele no Brasil.

A nova biblioteca instalada na Mongólia reúne 12 mil livros publicados em 58 idiomas sobre este líder mongol com o trabalho de pesquisas de Bejinnyam e sua esposa Zhang Jixia, segundo artigo publicado por Wang Kaihao e Yuan Hui no China Daily. O trabalho de coleção destes livros começou em 1998 com visitas a 40 países, incluindo Bangaladesh, África do Sul e Cuba.

Hoje, há até os que entendem que Gengis Khan seja o precursor do processo de globalização, pois criou um império em toda a China, quando ainda ela estava dividida em muitas nações independentes, criando o que hoje seria uma espécie de mercado comum.

O livro mais antigo sobre Gengis Khan (1162-1227) é de 1573, durante a Dinastia Ming, que está nesta coleção. Há, portanto, um grande acervo até para corrigir parte da imagem deste grande líder mongol que deixou descendentes em diversas partes da Ásia para continuarem nos trabalhos que se originaram com a sua contribuição. Existem muitos equívocos da história que necessitam ser revistos, dando também outras visões sobre líderes controvertidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: