Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Necessidade de Reflexões Políticas Mais Profundas

1 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002No meio dos atuais acirrados embates políticos, muito chegam a ficar perplexo com o que está acontecendo. Reflexões de analistas experientes fora do foco atual ajudam a restabelecer alguns pontos relevantes das tradições brasileiras, como o presidencialismo.

Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma interessante entrevista a Mônica Bergamo publicada na Folha de S.Paulo

No intenso tiroteio em que se transformou o embate político no Brasil, com muita superficialidade nas colocações de aspectos relevantes, nem todos que pretendem interpretar os atuais acontecimentos e as alternativas existentes para possíveis soluções ficam satisfeitos com as possibilidades cogitáveis. Reflexões feitas por um jurista experiente como Joaquim Barbosa fornecem algumas pistas nas interpretações que parecem relevantes a serem consideradas.

Sua interpretação é que o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi somente um cumprimento formal de um rito no Congresso, do que um grupo de políticos decidiu. Seus membros eram alvos de investigações de irregularidades que continuam se desdobrando. Ajudaram a provocar uma desestabilização estrutural no País, na medida em que o pilar central que é o presidencialismo brasileiro foi derrubado e todo o resto sofre suas consequências, segundo Joaquim Barbosa.

O atual sistema presidencialista parlamentar de Michel Temer não se sustenta até que uma eleição consiga escolher um presidente com apoio da nação. A atual turbulência tende a continuar até que isto seja atingido e o mundo está observando que o Brasil passou a ser um país de menor significância global, inclusive do ponto de visa econômico. A atual Presidência não consegue ter uma boa comunicação com a nação, o que seria relevante, e não com o Congresso como persegue, para conseguir a aprovação de parte de um programa. Questões relevantes como a da Previdência Social não conseguiram ser compreendida pela população.

Segundo o entrevistado, o Judiciário e os que desejam combater a corrupção não terão suporte, na medida em que congressistas conseguem derrubar um presidente. E uma possibilidade de Lula ser preso em nada melhora a imagem brasileira no exterior, que o considera como alguém que melhorou a distribuição dos benefícios do desenvolvimento econômico no Brasil. Ele, pessoalmente, não se considera em condições para disputar uma eleição presidencial.

Outras análises deste quilate podem ajudar muitos analistas a efetuar reflexões mais profundas, aventando alternativas para o Brasil, dentro do atual quadro que aparenta ser caótico. Somente na medida em que algumas correntes políticas tenham posições mais definidas sobre aspectos fundamentais para o País, elas poderiam ser colocadas nas campanhas eleitorais visando definir diretrizes a serem perseguidas.


2 Comentários para “Necessidade de Reflexões Políticas Mais Profundas”

  1. Domingos
    1  escreveu às 12:57 em 2 de dezembro de 2016:

    Joaquim Barbosa é mais uma decepção. Gosta de tirar uma onda, dá pitaco em todo assunto, mas a verdade é que se acovardou e pediu aposentadoria antes do tempo, ao invés de continuar enfrentando os petistas do Supremo. E ainda tem coragem de agora colocar o impeachment de Dilma sob suspeição e defender Lula, o chefão dessa quadrilha que levou o país à maior crise da história. Essa entrevista pra Mônica Bergano demonstra que Barbosa também é apenas mais uma decepção.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:56 em 2 de dezembro de 2016:

    Caro Domingos,

    Apesar de registrar o seu comentário, tenho a impressão que está manifestando com o fígado e não com o cérebro. Acho conveniente que tudo seja examinado com maior isenção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: