Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Setor Agrícola Brasileiro Aparentando Mais Promissor

9 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A produção de grãos no Brasil teima em continuar promissora mesmo com os problemas de concorrências externas e uma política cambial que insiste na redução das rendas dos produtores rurais valorizando o real.

clip_image002

Infográfico publicado no artigo de Cristiano Zala, Kauanna Navado e Robson Sales no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na sua íntegra

A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento divulga regularmente suas estimativas da safra brasileira e a de novembro acaba sendo otimista, com a possibilidade de chegar a mais de 213 milhões de toneladas de grãos, onde a soja e o milho continuam apresentando possibilidades de aumentos mais expressivos. Com o clima melhorando nas principais regiões produtoras, ainda que no Nordeste a seca continue prejudicando os agricultores, as previsões continuam otimistas.

As estimativas de safras dos Estados Unidos, o principal produtor mundial, continuam boas e os preços permanecem praticamente inalterados, apesar da pequena queda, pois os chineses mantêm as compras. A política cambial do Brasil, que vem sendo utilizada erroneamente para a contenção da inflação, prejudica a possibilidade de melhores retornos para os agricultores brasileiros. Sem estas dificuldades, a economia brasileira, estimulada pela boa safra, poderia impulsionar as agroindústrias e as atividades terciárias ligadas ao atendimento desta safra.

Seria um dos melhores mecanismos para estimular a recuperação da economia brasileira, pois os investimentos públicos como privados continuam sendo afetados pelas incertezas políticas e econômicas. É difícil compreender por que o governo não estimula mais este setor competitivo da economia brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: