Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Primeira-dama Diferente no Japão

6 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Normalmente, mesmo que as esposas de governantes tenham opiniões divergentes dos seus maridos durante os seus mandatos, elas costumam expressar de forma reservada entre os dois. Akie Abe, esposa do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, expressa seus pontos de vista de forma elegante, mesmo divergentes, e ela afirma que age como um “partido de oposição”.

Foto de Akie Abe constante do artigo no The Japan Times

Akie Abe tem uma página no Facebook seguida por cerca de 100 mil pessoas, onde ela, com elegância, expressa opiniões que transmite até para o seu marido, mesmo divergente das posições adotadas por ele como chefe de governo do Japão. Ela é herdeira de uma família rica de confeiteiros, trabalhou na maior empresa publicitária do mundo e casou com Shinzo Abe apresentada pelo seu ex-chefe.

Muito independente, não hesita quando precisa transmitir recados para o marido do que ouve da população e acha corretos, procurando não se expressar de forma áspera, mas elegante, achando que isto o ajuda até na sua pretensão de obter o terceiro mandato, o mais longo na recente história japonesa. Isto acaba dando uma imagem que ele é tolerante, admitindo até opiniões diversas da sua também na vida política.

Ela possui um restaurante de alimentos saudáveis, cultivando até o arroz servido no estabelecimento, entendendo que estes produtos orgânicos ajudam seus consumidores. Ela compreende que seu esposo ouve diariamente críticas da oposição às suas posições e se fizesse o mesmo cotidianamente acabaria com ele contrariado. Ela escolhe as oportunidades para colocar posições críticas nos momentos oportunos, praticando atos sem consultá-lo, pois saberia que seria contrariada.

Um caso citado é o da visita a Okinawa onde há uma população contra as tropas norte-americanas que lá se encontram. Também acabou indo a Havaí onde as tropas japonesas atacaram os norte-americanos iniciando a guerra no Pacífico, que Shinzo Abe deve visitar brevemente.

Certamente, este tipo de comportamento para a esposa de uma autoridade em qualquer parte do mundo causaria problemas, tanto que, se existem estas situações, elas costumam ser transmitidas sem conhecimento do público. Há necessidade de uma elevada inteligência para que estas situações não se tornem embaraçosas, mas mostra que ela é dotada de grande intelecto e capacidade política.

Um assunto de que ela cuida é do reconhecimento do cânhamo, algo parecido com a maconha, que era intensamente utilizada no Japão e hoje está com produção restrita. Ela afirma que não o usa, mas serve como medicamento para alguns casos. Ela acredita que seu marido está contribuindo pelo Japão, mas não necessita de uma esposa que concorde com tudo que ele faz.


2 Comentários para “Uma Primeira-dama Diferente no Japão”

  1. Takeshi
    1  escreveu às 10:56 em 10 de dezembro de 2016:

    Segundo Jun Okumura, ex-ministra do Comércio e atual pesquisadora do Instituto Meiji de Assuntos Globais, disse à Bloomberg: “a primeira-dama suaviza a imagem do primeiro-ministro porque mostra aos eleitores que “ele pode tolerar pontos de vista muito diferentes”.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:43 em 11 de dezembro de 2016:

    Caro Takeshi,

    Realmente, acho que ela está conseguindo este efeito.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: