Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Pode Aprender do Japão Como Combater a Poluição

14 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um surpreendente artigo de Cai Hong, correspondente do China Daily em Tóquio, jornal oficial do governo chinês, informa que a China pode aprender do Japão como combater a poluição terrível nos anos 1960, a ponto de impedir a visibilidade do Monte Fuji.

Chineses tentando se proteger da poluição na China, em foto publicada pelo Daily China, órgão oficial do governo chinês

Comecei a frequentar o Japão naquele período e deslocando-me do aeroporto de Haneda para o centro de Tóquio passava por Kawasaki onde os olhos ardiam com a poluição. O rio local estava como o atual Tietê em São Paulo. Hoje, naquela mesma região japonesa, o ar está limpos, os peixes voltaram aos rios e sou testemunha dos esforços feitos pelo governo e pelas empresas para eliminar a sua poluição, que era famosa. Portanto, posso afirmar que existe solução desde que o governo e a população a desejem, como o artigo de Cai Hong ensina, tanto na China como no Brasil.

Naquela época, não havia legislação em nenhuma parte do mundo sobre o combate à poluição. As leis começaram a ser elaboradas na década de 1970, impondo pesadas multas às empresas, exigindo veículos menos poluentes e impedindo que os dejetos das indústrias fossem lançados nos rios, entre outras medidas.

Algo parecido ocorreu anos depois na Coreia do Sul, onde o rio que corta a capital, Seul, apresentava os mesmos problemas. Comecei a frequentar a Coreia do Sul nos anos 1980 e hoje este rio está com as águas límpidas, com peixes. Pode-se afirmar que a Coreia do Sul e o Japão são de pequenas dimensões comparados com a China, mas o artigo no China Daily informa sobre as doenças que são provocadas pelo PM2,5, pequenas partículas que penetram nos pulmões, provocando câncer, infarto do miocárdio e AVC – Acidentes Vasculares Cerebrais. Como a população não os deseja, as pressões sobre as autoridades chinesas estão aumentando e espera-se que em breve os problemas chineses de poluição estejam resolvidos.

A publicação deste tipo de artigo no China Daily é emblemática e o mesmo tipo de pressão deveria ser feito pela população brasileira, com os paulistanos exigindo que os rios como Tietê e Pinheiros fiquem limpos e livres dos mosquitos e assemelhados que estão afetando principalmente as populações mais pobres e suas crianças.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: