Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Controvérsias dos EUA e Japão Sobre Automóveis

26 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 8 Comentários »

A nova política norte-americana dá prioridade para a produção de automóveis nos Estados Unidos, tanto dos produtores locais como estrangeiros, procurando reduzir a sua importação, sendo que os japoneses são os mais importantes.

clip_image002

Gráfico constante do artigo no The Yomiuri Shimbun

Um artigo escrito por Hiroshi Arimitsu e Riki Ozawa, publicado no site do The Yomiuri Shimbun, refere-se à atual discussão do governo Donald Trump que vem privilegiando a produção de autos nos Estados Unidos, visando a redução como das exportações japonesas que estão entre as mais expressivas, ainda que as estas já venham aumentando suas produções naquele país.

Todos os produtores de veículos, tanto norte-americanos como estrangeiros, procuram atender aos desejos do novo governo de Donald Trump, pois não querem entrar em atrito com as autoridades locais. No entanto, os japoneses alegam não impor restrições às importações dos veículos norte-americanos que são inadequados para o Japão pelos seus portes avantajados, como critérios de segurança, mostrando que carros europeus de pequeno e médio porte são importados pelos japoneses.

Os japoneses se comprometem a aumentar as produções nos Estados Unidos que também demandam veículos de porte médio, informando que os serviços de manutenção dos mesmos são preferidos até pelos consumidores norte-americanos. Afirmam que não são somente as tarifas que podem modificar este quadro.

É preciso considerar também que estão havendo avanços tecnológicos nos veículos, como os elétricos e não poluentes, onde os japoneses estão mais avançados que os produtores norte-americanos. Ainda que as políticas norte-americanas procurem reduzir estas desvantagens das empresas locais, as diferenças hoje existentes são difíceis de serem eliminadas, exigindo tempo para tanto.


8 Comentários para “Controvérsias dos EUA e Japão Sobre Automóveis”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 22:16 em 26 de janeiro de 2017:

    O Trump não tem com o que se preocupar, pois até onde eu sei, a GM, a Ford e a Chrysler são donas de quase todas as montadoras japonesas. O resto é da Renault. Ademais, carro bom é norte-americano ou alemão.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:32 em 26 de janeiro de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Acredito que sua informação está equivocada, pois a Toyota, a Honda e outras são japonesas, com a Nissan e a Mitsubishi Motors, apesar das alianças qe possuem com a Renault.

    Paulo Yokota

  3. Simone Aparecida
    3  escreveu às 15:03 em 27 de janeiro de 2017:

    Seu Yokota:

    Não sobrou nenhuma montadora japonesa. A Toyota é, agora, norte-americana. Ela vende mais carros nos EUA e emprega mais gente por lá. O mesmo se diga da Honda. A GM comprou a Suzuki, a Subaru etc. A Ford comprou a Mazda etc. O senhor está informando os seus leitores de forma errada.

    A Lotte foi fundada no Japão, mas é, hoje, coreana. Na Coreia do Sul, ela emprega mais pessoas e tem mais ativos e, portanto, agora é coreana.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 16:01 em 28 de janeiro de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Se a Toyota está produzindo nos Estados Unidos não significa que ela seja norte-americana. Por favor, não se expresse pelo que V. gostaria que fosse. Acho melhor citar fontes fidedignas que a informa. Esteja certa que conheço pessoalmente todos estes países e as suas indústrias automobilísticas, e tive reuniões com muitos dos seus dirigentes. Não me acuse com absurdos, por favor. Tenho uma vida com longas experiências e espero contar com um mínimo de informação sobre a sua carreira, que pela amostra parece lamentável.

    Paulo Yokota

  5. Igor de Castro Silva
    5  escreveu às 17:27 em 27 de janeiro de 2017:

    Cara, a Simone está corretíssima. Renautl, Ford, GM, Volvo e Mercedez são donas de toda a indústria automobilística japonesa.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 16:05 em 28 de janeiro de 2017:

    Caro Igor de Castro Silva,

    Se continuar com esta brincadeira, terei que deletar seus comentários, infelizmente. Este site não visa “gozações”.
    Paulo Yokota

  7. Daniel Girald
    7  escreveu às 07:00 em 3 de fevereiro de 2017:

    Ter instalações nos Estados Unidos, desde fábricas a grandes centros de pesquisa e desenvolvimento, não significa uma “americanização” dos fabricantes japoneses. Quanto a participações acionárias da GM na Suzuki e na Subaru, até algum tempo atrás eu lembro que teriam sido vendidas durante o processo de reestruturação da GM. No caso da Mazda, a Ford também já não tem mais a participação acionária, embora ainda terceirize a produção da atual geração de pick-ups da marca japonesa que decidiu se concentrar em projetos mais voltados à eficiência energética. A única fabricante japonesa que poderia de certa forma ser considerada mais “ocidentalizada” nos últimos anos seria a Nissan, mas até a integração com a Renault não impediu que mantivesse um certo grau de autonomia como pode ser constatado pela concentração dos projetos de novos motores de ignição por faísca na Nissan enquanto a Renault se encarregaria dos motores Diesel usados em veículos do grupo.

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 08:56 em 3 de fevereiro de 2017:

    Caro Daniel Girald,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: