Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Custo da Energia Solar Com Tendência de Baixa

3 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O aumento da escala de uso da energia solar está acelerando a queda do seu custo de forma que no longo prazo tende a se tornar cada vez mais competitivo. As tecnologias que estão sendo desenvolvidas também estão na mesma direção.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Ainda existem diferenças entre os países com condições distintas, mas há uma tendência das novas concorrências que estão se processando apresentarem custos decrescentes, tornado-se competitivos mesmo nos países onde o carvão é abundante como na China e na Índia, segundo artigo publicado por Jessica Shankleman e Chris Martin no site da Bloomberg.

Este tipo de informação está se generalizando no mundo todo, mostrando que energias mais poluentes estão ficando cada vez menos competitivas com relação à solar, que já chegam a apresentar problemas de transmissão para as zonas consumidoras. Parece que esta discussão está com as conclusões determinadas e seria somente uma questão de tempo para o petróleo e o carvão acabarem sendo menos significativos na matriz energética mundial, reforçando os argumentos daqueles que se preocupam com a preservação sustentável do meio ambiente.

clip_image004

Gráfico publicado no artigo do site da Bloomberg mostrando que as fazendas de energia solar estão baixando o custo por kilowatts, chegando a 84% dos atuais

No que se refere ao desenvolvimento tecnológico, aparentemente as novas técnicas que permitem o corte das películas de captação da energia solar para as mais finas acabam determinando maior eficiência no processo.

Vendo as fotografias das poluições neste inverno do Hemisfério Norte, observa-se que as pressões populares para a redução da produção de energia poluente serão determinantes e, com os custos dos não poluentes em queda, há razões para um grande otimismo num prazo mais curto do que se imagina.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: