Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Surpreendente Crescimento da Economia Indiana

31 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Cada economia tem características peculiares com problemas diferentes. No caso da Índia, que tem uma população gigantesca, logo abaixo da China, havia uma corrupção com muitos usando papel moeda para recursos não contabilizados e, mesmo com a eliminação das notas de maior valor que poderia provocar um impacto negativo de curto prazo, sua superação foi rápida a ponto de ser antecipada a apresentação do novo orçamento que costumava ser realizada até fins de fevereiro, para o seu começo. E incorpora uma reforma fiscal já efetuada e o do setor ferroviário que era feito em separado.

clip_image002

O primeiro-ministro Narendra Modi, chega no Parlamento para entrega do orçamento em foto da AP constante do artigo publicado no site do Nikkei Asian Review

As estimativas antecipadas indicam que o PIB indiano de 2016 baixou para 7,1% contra 7,6% do ano anterior. No entanto, mesmo neste mundo globalizado com muitas incertezas, a estimativa para o ano que começa em abril de 2017 e vai até março de 2018 prevê um crescimento de 6,75 a 7,50%, o que seria o mais alto do mundo, acima da chinesa. Isto consta do artigo de Kiram Sharma publicado no site do Nikkei Asian Review, considerado como aceitável.

As pesquisas indicam que estas mudanças causam impactos positivos de longo prazo. A reforma fiscal foi ousada com mudanças significativas no federalismo indiano. A agricultura do país, mesmo com as irregularidades climáticas, deve crescer cerca de 4,1% no ano fiscal, indicando que as pesquisas para novas variedades de arroz estão funcionando. O setor industrial deve, em média, crescer em torno de 4,9%, sendo que o setor de serviços deve apresentar o surpreendente crescimento de 8,9% no ano que termina em março próximo, o mesmo do período anual anterior. O comércio internacional continua com forte crescimento, principalmente na importação, mesmo com a redução do déficit comercial. As dificuldades indianas continuam sendo nos setores de educação e saúde.

Há, portanto, muitos problemas, mas comparando com outros países emergentes, a Índia supera até a China, ainda que seu nível de renda seja mais modesto, onde o impulso nestes níveis costuma ser mais impressionante. A Índia tem muitos problemas mais complexos que o do Brasil, mas nos últimos anos registram crescimentos mais substanciosos, chegando cada vez mais próximo da China.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: