Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Tênis Profissional de Roger Federer e Rafael Nadal

30 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que o tênis profissional seja um esporte para uma elite, não é possível ficar indiferente a uma disputa como a final na Austrália, em Melbourne, entre Roger Federer e Rafael Nadal, vencida pelo primeiro de forma dramática. Ambos já são veteranos neste esporte, o primeiro com 35 anos e o segundo com 30 anos, e para chegar a esta final superaram em jogos de cinco sets adversários respeitáveis entre os melhores do mundo mais jovens e todos estariam sensivelmente desgastados física e mentalmente com esta sequência de partidas duras.

clip_image002

Roger Federer bateu Rafael Nadal na final de Melbourne, na Austrália, neste domingo e é cumprimentado ao final do jogo. Foto da AP publicada no The Telegraph

Até o último set, não havia como saber quem venceria, pois estes dois veteranos do tênis profissional davam uma lição de recuperação, perseverança e competência que impressionavam até os mais experientes comentaristas da imprensa especializada. Alternavam-se as fases onde um estava melhor que o outro. Há que considerar que ambos retornavam para esta competição depois de um longo período em que foram afetados por problemas de saúde graves que afetam estes esportistas.

Este jogo demonstrou que mesmo os mais idosos para este tipo de esporte podem se recuperar quando existem determinação e esforços para tanto, como pode também acontecer em outras atividades. Não são obstáculos fáceis de serem transpostos e, além de sua competência pessoal exigem o trabalho de uma grande equipe que atende todos os aspectos exigidos pelo esporte profissional. Tudo requer um esforço muito grande, não havendo nada que possa ser superado como se fosse um milagre.

clip_image004

Serena Williams superou a sua irmã Venus, ambas veteranas no tênis feminino, foto da AFP por ocasião da premiação, publicada no El País

Também na competição feminina, Serena, 35 anos, superou a sua irmã Venus Willians, 36 anos, e os que pensam que estas veteranas superam as mais jovens somente com os seus talentos devem estar enganados, pois muitos treinamentos e esforços são efetuados e suas determinações superam as limitações naturais decorrentes das idades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: