Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esta Política Pode ir Longe

7 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

clip_image002Yuriko Koike, atual governadora de Tóquio, vem mostrando com a sua vitoriosa carreira política que tem todas as qualificações para chegar ao topo da liderança do Japão, tendo passado por diversos partidos.

A governadora Yuriko Koike na foto da agência Kyodo publicada no The Japan Times

Ela se formou em Sociologia no Japão, estudou árabe e obteve o diploma de M.A. em Sociologia em Cairo, no Egito, trabalhou como intérprete de árabe antes de se tornar parlamentar passando por alguns partidos. Ocupou posições chaves para estabelecimento das diretrizes políticas no PLD – Partido Liberal Democrata, inclusive em ministérios importantes e que comanda o Japão na quase totalidade do tempo depois da Segunda Guerra Mundial. Elegeu-se governadora de Tóquio contra o candidato oficial do PLD e atualmente comanda o Tomin First no Kai, que significa “moradores de Tóquio primeiro”. Ela prepara Tóquio para as Olimpíadas de 2020 e vem se destacando na discussão da mudança do mercado de peixe de Tsukiji que está temporariamente paralisado por questões ambientais.

Na eleição local de domingo, ela conseguiu um resultado acima do esperado, o triplo de votos, elegendo seu candidato prefeito de Chiyoda Ward, parte de Tóquio, o que já a levou a lançar 60 candidatos para a próxima eleição de julho, com o objetivo de conseguir a bancada majoritária na Assembleia local e reeleger-se.

Estas vitórias que ela vem conquistando forçam os grandes partidos situacionistas em escala nacional a reverem suas estratégias, pois os candidatos locais eram representativos de importantes correntes tradicionais. A popularidade de Yuriko Koike, que pretende comandar as Olimpíadas e já esteve no Brasil por duas vezes no último evento no Rio de Janeiro, coloca-a como uma das mais fortes líderes mulheres em alta no Japão. Depois de 2020, estará em condições de almejar posições ainda mais elevadas, até de primeira-ministra.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: