Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Iniciativas Para Manter Volume do Comércio Internacional

2 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Diante da movimentação pela redução de alguns acordos de livre comércio como com o Brexit no Reino Unido e decisão do governo Donald Trump, aumentam as considerações para a manutenção de acordos novos para a preservação do comércio internacional.

Manifestações contra o TPP na imprensa

Diante da decisão do governo Donald Trump de não participação dos Estados Unidos no TPP – TransPacific Partnership, países como a Austrália e o Japão cogitam de acordos entre nações que concordam com o mesmo, com a exclusão do EUA e até admissão de outros como a China. Implicarão em longas e duras negociações como as que pretendiam os acordos anteriores.

Também o Brasil, segundo notícia divulgada por Daniel Rittner publicado no Valor Econômico, cogita de novos acordos com o Japão e a Coreia do Sul, o que estaria sendo objeto de consultas do secretário do Comércio Exterior, Abrão Árabe Neto, aos empresários brasileiros. A imprensa também está informando sobre as possibilidades do Mercosul tentar um acordo com a Comunidade Europeia, pois muitos entendem que há necessidade de fomentar o comércio internacional para as possibilidades de ajudar nos processos de desenvolvimento econômico, superando as restrições que seriam criados pelos países que preferem posições mais nacionalistas, pensando na preservação de parte dos empregos para suas populações.

Os economistas sempre pensaram que algum comércio é preferível a nenhum, mas as condições políticas que estão se disseminando por muitas partes do mundo acabam provocando uma reação à globalização que ocorreu nas últimas décadas, que não beneficiaram a todas as camadas das populações. Em vez de corrigirem as distorções, como as concentrações das rendas, parece que muitas autoridades preferem matar a galinha dos ovos de ouro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: