Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentável Queda de Prestígio do Atual Governo

16 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Todos gostariam que os sacrifícios pelos quais os brasileiros estão passando, com elevado nível de desemprego e baixo número de atividade, conduzissem à recuperação da economia, que não parece estar ocorrendo.

Presidente Michel Temer falando no Palácio do Planalto

Mesmo que um político afirme que precisa tomar medidas duras para a recuperação da economia brasileira, o povo sente que as constantes mudanças de posição do governo mostram que não existe uma política clara que leve à recuperação do emprego e do nível de atividade da economia. A situação é adversa, infelizmente, e as medidas tomadas estão apoiando os bancos que contam com muitos dos seus créditos podres, como empresas endividadas em moeda estrangeira. A absurda valorização do câmbio tem esta finalidade, que não ajuda os exportadores a criar emprego local, ainda que como subproduto provoque uma queda exagerada da inflação, acima do que era esperada pelas autoridades. A exportação de algumas empresas industriais, no momento, mal consegue manter o seu pessoal empregado e os setores rurais e todas as atividades de agronegócios precisam do câmbio para manter a sua rentabilidade, que está se reduzindo com o câmbio valorizado, muito acima do razoável.

É preciso que os políticos do governo entendam que as exportações criam empregos no Brasil e as importações empregos no exterior. Com o atual câmbio, muitos voltaram para as viagens para a Flórida para efetuar compras que não são todas examinadas para pagar os direitos aduaneiros nos aeroportos. Está se criando o emprego no exterior, que não ajuda os trabalhadores brasileiros, mas somente turistas privilegiados.

Afirma-se que a previdência social, por exemplo, está sendo reformada para viabilizar a aposentadoria futura. Lamentavelmente, poucos recebem aposentadorias substanciais enquanto a maioria não consegue sobreviver com ela, como os que giram em torno do salário mínimo. Se a população não contar com sistemas de aposentadorias privadas ou patrimônios como os imobiliários não podem viver somente do que recebem do sistema de previdência, que estão atendendo muitos que estão se apressando na obtenção destas pequenas remunerações. Os políticos, os funcionários das estatais, alguns funcionários públicos de alto escalão como do Judiciário ou Legislativo, ainda podem ter seus direitos de aposentadoria substanciais, que não são para todos.

Todos estão assistindo aos desastres provocados pela desorganização dos Estados e Municípios que nem conseguem manter o seu poder de polícia, dependendo de militares federais que não foram preparados para tanto. As prisões estão em condições sub-humanas, os hospitais estão sobrecarregados e as escolas sem o mínimo de condições para exercerem as suas funções. É evidente que todo este passivo acaba em cima do governo e não se pode iludir que a recuperação está em marcha, ainda neste ano. Seria interessante comparar com o que está acontecendo com países emergentes como a China e a Índia, que apesar dos seus muitos problemas conseguem registram taxas de crescimentos elevados.

Culpar as administrações passadas? O grosso dos políticos que estão apoiando o atual governo participou das ultimas administrações, usufruíram dos seus benefícios e agora que já desembarcaram das anteriores, desejam ter perdoados eventuais irregularidades que cometeram. Não parece que isto conduza a compreensão da opinião pública, que ainda que movido por razões emocionais, não parecem tão ignorantes como aparentam.

Ainda que as indicações da opinião pública não sejam as mais adequadas para o julgamento das autoridades, mas são as primeiras aproximações mais rápidas de ser coletadas. Não há indícios que melhorarão com o tempo, lamentavelmente. Parece que precisamos de um projeto mais sério para o Brasil.


2 Comentários para “Lamentável Queda de Prestígio do Atual Governo”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 15:31 em 16 de fevereiro de 2017:

    YOKOTA, o Lula lidera TODAS as pesquisas para a eleição presidencial e o povo REPUDIA o golpista do Michel Temer.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:43 em 16 de fevereiro de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Conversando com especialistas no assunto, constata-se facilmente que as pesquisas de opinião possuem validade limitada. Nem sempre os que saem na frente, conseguem manter a vantagem no final, pois as tendências são dos contrários se aglutinarem. Não se baseie somente na sua preferência.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: