Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Está Acontecendo Com o Carnaval Brasileiro

28 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos estão observando que os blocos que sempre existiram tradicionalmente no carnaval brasileiro ganharam um forte impulso notadamente neste ano, tanto com o aumento do seu número como de participantes.

Carnaval de Rua em São Paulo, com o aumento significativo de blocos e seus participantes

As informações divulgadas de todo o Brasil mostram que principalmente nos grandes centros o número de blocos de carnaval aumentou significativamente, assim como os seus participantes. Uma das vantagens parece ser o seu custo mais baixo, ainda que os mais importantes contem com pequenos patrocínios comerciais. Para os participantes, seus custos são mais baixos, com fantasias baratas e liberdade para se apresentarem como desejam, o que vem reduzindo a importância de profissionais que abusavam da exposição dos seus corpos desnudos.

Informa-se também que os camarotes caros, principalmente dos grandes desfiles de escola de samba, que costumam ser custosos, não encontram mais as demandas do passado. Todos sabem que parte do problema é a recessão econômica, mas também parece evidente que a participação espontânea fica mais fácil nos blocos do que assistindo aos desfiles das escolas de samba dos camarotes. Evidentemente existem os contrariados, aventando-se que o samba está em baixa, com aumento do uso de marchinhas mais fáceis e conhecidas do grande público. Mas certamente isto é mais popular do que as torcidas organizadas das grandes escolas. Espera-se adaptações no futuro para a conveniência de todas as formas de manifestações no carnaval, pois também é um evento brasileiro muito considerado no exterior, atraindo turistas de todo o mundo.

O carnaval sempre foi um evento esperado no começo do ano, quando muitos extravasam seus sentimentos. Quando passam por dificuldades, são momentos de alguns dias livres até chegar à quarta feira de cinzas, onde novamente há que se enfrentar a dura realidade. Mas parece ser da natureza humana que existam estes alívios, pois ninguém é de ferro.

O que não parece conveniente é a população ficar com a impressão de que tudo pode ser superado por estas manifestações. O carnaval precisa terminar na quarta-feira de cinzas, não podendo ser prorrogado eternamente, até para que o próximo possa ser melhor, com a evolução utilizando toda a criatividade de um povo como o brasileiro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: