Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Temperaturas Extremamente Elevadas no Ártico

10 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os dados meteorológicos do Ártico indicam frequentes picos de alta como não se observava no passado.

clip_image002
Temperature difference from normal, Feb. 10, 2017. (University of Maine Climate Re-analyzer)

Mapa que ilustra artigo publicado no The Washington Post

Em que pesem as notícias de fortes nevadas na região de Nova York, no leste dos Estados Unidos, as informações provenientes do Ártico indicam que estão se registrando temperaturas anormalmente elevadas, inclusive na Groelândia, sendo recordes do mês de fevereiro, 4º Fahrenheit (2º Celsius), segundo o Instituto Meteorológico da Dinamarca. O mesmo acontece em Svalbard, na Noruega, em torno de 40º Fahrenheit nesta semana toda. Os ventos têm sido monstruosos e os cientistas afirmam que tais picos de temperaturas estão se tornando mais frequentes. Atribuem às crescentes concentrações de gases de efeito estufa, reduzindo o gelo no mar Ártico. Estes picos de temperaturas foram registrados muitas vezes nos dois últimos invernos, quando ocorriam uma ou duas vezes por décadas, conforme os registros, de acordo com as pesquisas publicadas na revista científica Nature.

Os cientistas estão afirmando que algo está muito errado no clima do Ártico, o que tende a ocorrer também em outras partes do mundo, provocando tanto desastres como secas e excessos de chuvas.

Um artigo sobre o assunto foi publicado por Jacon Samenow, um editor especializado em meteorologia no The Washington Post.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: