Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Agricultores Japoneses Produzem Biogás dos Resíduos

18 de abril de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Ainda que a geração de biogás continue sendo mais elevada do que de outras fontes como solares e eólicas, os agricultores estão se livrando dos resíduos de materiais orgânicos, pois os lixos em alguns países desenvolvidos acabam sendo custosos para a sua eliminação.

Resíduos líquidos de uma usina de biogás sendo utilizado nas culturas de batata em foto constante do artigo no The Japan Times

Como muitos sabem, as culturas de batata costumam consumir muitos fertilizantes químicos que podem ser substituídos por resíduos líquidos da produção de biogás, como ocorre na província de Kagoshima, no Japão. O biogás é um combustível metano que pode ser produzido pela fermentação de materiais orgânicos do gado como resíduos de alimentos. No Japão, há um estímulo para a geração de energia de outras fontes que não a atômica depois do incidente de Fukushima.

Em muitas localidades do Japão, está havendo esta produção do biogás, com os custos iniciais sustentados pelas autoridades, chegando a 179 projetos, de acordo com a Agência de Recursos Naturais e Energia do governo central. Ainda que sejam mais caros do que as eólicas e solares, como ajudam a eliminar resíduos das atividades rurais, os agricultores estão utilizando estas tecnologias.

Isto ocorre deste no norte do Japão, em Hokkaido como no sul na região de Fukuoka. Existem produções de cogumelos como os de Niigata, também utilizando estas tecnologias. O que resta como lição é que o conjunto das vantagens precisa ser considerado, não se restringindo somente a um aspecto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: