Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Angela Merkel Fortalece a Europa

30 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As dificuldades da tradicional aliança da Europa com os Estados Unidos de Donald Trump levam ao fortalecimento alternativo com outros países pelo fomento do comércio internacional e redução da poluição global. Angela Merkel aproveita o encontro com Narendra Modi para ressaltar estes relacionamentos.

Angela Merkel já trabalha com Narendra Modi para fortalecer o G-20 na reunião de julho próximo, visando compensar as dificuldades com os Estados Unidos no incremento do comércio internacional e combate à poluição

Com os desastrosos pronunciamentos de Donald Trump, Angela Merkel trabalha ativamente para consolidar a Europa e estabelecer fortes relacionamentos com outros países do mundo, como a Índia que passa a ter importância dentro do G20 e terá reunião na Alemanha em julho próximo. O Brasil, com o presidente Michel Temer sem condições de uma atuação marcante, vai perdendo terreno na política internacional.

Um artigo publicado por Arne Delfs e Patrick Donahue no site da Bloomberg chama a atenção para o aprofundamento da deterioração da tradicional aliança dos Estados Unidos, fazendo com que a Europa abra novas frentes enfraquecendo a posição dos norte-americanos. Ao mesmo tempo, o indiano Narendra Modi aproveita a oportunidade para dar o apoio do seu país, tanto no acordo de cooperação econômica como dos problemas climáticos marcando um expressivo tento.

Consegue uma posição vantajosa para a redução do seu déficit comercial com a Alemanha ao mesmo tempo em que eleva a sua voz nos assuntos climáticos, ambos os problemas importantes para a Índia. O Brasil, atrapalhado pelas questões internas, parece ausente destas discussões internacionais de grande relevância mundial.

É preciso considerar, também, que Angela Merkel deve se encontrar com Li Keqiang nas vésperas das eleições alemãs que devem dar respaldo, até da oposição, para uma posição firme da Europa em contraposição aos Estados Unidos. Ela já conseguiu um entendimento com Emmanuel Macron, despontando fortemente como a grande líder europeia, colocando Donald Trump numa situação difícil.

Ela afirmou que a Europa está forjando seu próprio caminho, minimizando as influências dos Estados Unidos. É preciso que o Brasil se prepare para a reunião do G20 em Hamburgo em julho próximo, pois está ficando isolado, como os Estados Unidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: