Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Invejáveis Empregos no Japão

22 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O Japão adota um sistema de emprego para aqueles que se formam em cursos superiores e técnicos anualmente, no início do ano fiscal do país que começa no dia 1º de abril de cada ano. Predominam os empregos de forma hierárquica, com muitos se aposentando no mesmo período.

clip_image002

Foto do evento em que os formandos no Japão procuram as empresas que estão oferecendo emprego

De forma invejável para países como o Brasil que sofre um elevado processo de desemprego, inclusive dos jovens se formando em cursos superiores, os japoneses conseguiram suas colocações num percentual de 97,6% nesta situação, elevando o percentual do ano anterior em 0,3%, num processo que já vem crescendo nos últimos anos. Isto também está ocorrendo de forma não tão acentuada nos Estados Unidos que estão se aproximado do chamado pleno emprego. O atual governo norte-americano procura criar condições que as remunerações destes jovens melhorem, com empregos de mais qualidade.

No Japão, a população está se reduzindo e as imigrações de estrangeiros são muito difíceis, ainda que esteja aumentando ligeiramente, mas para empregos mais modestos como cuidar dos idosos, construção civil e outros braçais. Alguns executivos estrangeiros, ainda em pequeno número, estão conseguindo boas posições nas empresas japonesas.

Este processo é lamentável, pois os fatores mais importantes são estes recursos humanos qualificados do Brasil e outros países emergentes que estão procurando se colocar onde seja possível, notadamente os que se qualificaram adequadamente nas pesquisas, que ajudam nos desenvolvimentos tecnológicos e aumento das eficiências.

No Japão, algumas escolas como o Kochi National College of Technology, que forma engenheiros especializados em trens, para cada 93 estudantes que estavam se formando havia a oferta de 2.600 empregos neste ano. A Tokyo Metropolitan Shiba High School conseguiu colocar 100% dos seus formandos.

A procura de recursos humanos qualificados está mais intensa nos setores de infraestrutura e atividades hoteleiras, tendo em vista as Olimpíadas de 2020 naquele país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: