Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Moda de um Ingrediente Conhecido como Hummus

2 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Uma notícia elaborada por Melissa D’Arabian, distribuída pela agência AP, foi publicada no Japão no jornal Japan Today. Trata-se de um ingrediente chamado hummuns que já vem se espalhando lentamente no mundo por cerca de duas décadas, mas parece que agora virou moda.

Foto de vegetais assados a altas temperaturas com o uso de hummus, constante de uma notícia distribuída pela agência AP

A jornalista Melissa D’Arabian informa que um professor num curso de pós-graduação em 1991 já ensinava a alunos incrédulos que no futuro o chamado hummus se tornaria uma nova categoria de alimentos de mais rápido crescimento nos Estados Unidos. O que está se verificando agora em todas as reuniões que o hummus se tornou uma moda, com as lojas apresentando o produto pré-fabricado, com a internet inundando receitas para o seu uso. É uma proteína que tem como ingrediente a farinha de feijão que satisfaz as necessidades de todos, permitindo o aproveitamento de sobras de cenouras e pimentões, que servem como lanches e até aperitivos, de fácil preparo. Nos Estados Unidos, este ingrediente já está sendo vendido preparado.

Todos sempre contam com algumas sobras e nos períodos de crise o seu aproveitamento se torna importante. São legumes, como brócolis ou cenouras, com ênfase nos produtos veganos. O hummus fica grudado nos vegetais, produzindo um efeito como o de caramelização, tornando-os massas deliciosas que podem ser servidos como lanches até nas atividades esportivas.

São nutrientes com baixas calorias e gorduras saturadas, pouco sal e até açúcar, portanto tudo que hoje está sendo procurado por muitos que enfrentam problemas de obesidade. São fáceis de serem preparados, levando menos de 30 minutos. O ponto importante parece ser o assar em altas temperaturas.

Pode-se temperar com um pouco de limão ou usar alho ou pimenta vermelha, ficando parecido com os produtos fritos como os tempuras. Existem possibilidades de uso de outras especiarias e podem ser servidos de variadas formas. Como são de origem norte-americana, a sua apresentação ainda não é muito atraente, mas profissionais de cozinha de outras partes do mundo podem contribuir para o aperfeiçoamento de suas aparências.

Pelo que se sabe no Brasil, este produto não é muito conhecido, senão por especialistas. Mas se vira moda no mundo, não vai demorar muito, pois necessitamos de produtos saudáveis que minimizem os desperdícios de alimentos.


2 Comentários para “Nova Moda de um Ingrediente Conhecido como Hummus”

  1. kal
    1  escreveu às 15:45 em 4 de maio de 2017:

    Paulo-san , graças as publicações em seu blog, aprendo mais e mais. Agora quero experimentar o hummus.

    ___________________________

    Falando em produtos saudável…
    PS* já ouviu falar do leite de linhaça? Nutritivo e ótimo para a saúde, recomendo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 23:40 em 4 de maio de 2017:

    Cara Kal,

    Obrigado pelo comentário e pela informação.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: