Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O COMAC C919 Chinês Voou com Sucesso

5 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos os aviões importantes no mundo contam com componentes produzidos em diversos países, o que acontece com as aeronaves da Boing como da Airbus. Também o COMAC C919 chinês, cujo lançamento veio sendo adiado por muitos anos e agora fez o voo inaugural, conta com importantes componentes produzidos nos Estados Unidos e na Europa, mas seus preços finais devem ser significantemente abaixo dos seus principais concorrentes. (O voo inaugural do C919 chinês para 158 passageiros que deve competir com as aeronaves da Boing e do Airbus, contando já com 570 encomendas)

Não é fácil fazer um avião comercial de médio e grande porte voar, como está conseguindo a brasileira Embraer e agora a Comac chinesa. Os japoneses, com a Mitsubishi Heavy, não conseguiram até agora, adiando por diversas vezes o seu voo inaugural. Os chineses também postergaram algumas vezes, mas conseguiram produzir um avião de grande porte, cujo preço é bem abaixo que da Boing e do Airbus que dominam este mercado. Como ainda não obtiveram licença dos Estados Unidos, as 570 encomendas são da própria China, países asiáticos e africanos, quando o mínimo para o equilíbrio econômico é de 400 encomendas.

Um relatório da Boston Consulting vinha informando que a China está ultrapassando os Estados Unidos em diversos setores de tecnologia de ponta, como noticiado por este site. Estes aviões de grande porte terão que voar por muito tempo até conseguir a autorização da FAA e da EASA que são as agências norte-americanas e europeias para seu uso nos EUA e na Europa, mas certamente é uma questão de tempo.

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Foto da cabine de comando da C919 constante do artigo na Nikkei Asian Review

Este novo avião chinês decolou do aeroporto internacional de Pudong em Xangai nesta sexta-feira da China. Estima-se que seus preços devem ser 40 a 50% abaixo dos da Boing como da Airbus, nos seus modelos B737 e A320. Este projeto é considerado nacional – chave pelas autoridades chinesas, comparando-se à produção de porta-aviões que a China conta com duas unidades. A COMAC é uma estatal chinesa e composta de outras juntamente com grupos privados daquele país. Eles já produzem outras aeronaves de pequeno porte que os executivos chineses estão utilizando, inclusive de outros fabricantes.

Para se consolidar no mercado internacional, a COMAC terá que garantir o fornecimento de componentes, bem como revisões de tempos em tempos, serviços indispensáveis em mercados onde estejam atuando, como é usual neste setor aeronáutico.

De qualquer forma, o evento é de suma importância, tanto que foi divulgado por jornais econômicos importantes no mundo, como o The Wall Street Journal e o Nikkei Asian Review.



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