Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pressões Para Preservar as Orientações Econômicas dos EUA

15 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os observadores mais experientes notam sinais que existem setores do atual governo norte-americano que desejam distinguir as declarações bombásticas de Donald Trump com o que pode ser mais moderado e realístico na sua execução concreta.

Chegada do ministro japonês Taro Aso para a reunião do Grupo dos Sete em Bari, na Itália, publicado no artigo do The Japan Today

Ainda que existam muitas declarações bombásticas do presidente Donald Trump, aparecem muitos sinais indicando a possibilidade que acabem sendo adotadas políticas mais moderadas por parte dos Estados Unidos. Além de se observar a existência de um eficiente sistema de “check and balance” naquele país, notam-se que os secretários encarregados de operar o governo dão alguns sinais dos mais moderados que compõem também o governo norte-americano insinuando esperanças de provocar ligeiras mudanças na sua execução.

Não se pode acreditar que os importantes representantes de país desenvolvidos no mundo, como os que compõem o Grupo dos Sete, ora reunidos em Bari, na Itália, fariam apelos como estão sendo divulgados se não houvesse esperança destas mudanças, que necessitam de saídas honrosas para os Estados Unidos. Algo semelhante está ocorrendo em Bonn, na Alemanha, onde está se realizando a reunião para evitar o aquecimento global.

Ainda que sempre seja difícil conviver com autoridades que manifestam emocionalmente o que gostariam de executar, como é o caso de Donald Trump, sempre existem limitações que não lhe dão total liberdade, pois, além de presidirem o maior país do mundo atual, fazem parte do globo que estabeleceram em conjunto outros compromissos.

Em Bari, o ministro das Finanças da Alemanha, da França, o comissário europeu para assuntos econômicos e outras personalidades de grande importância, na presença do secretário do Tesouro Norte-Americano, fizeram apelos para a preservação do que estava acertado neste Grupo dos Sete. Ninguém desperdiça seu tempo e discursos onde não exista a mínima possibilidade de acomodações. Os Estados Unidos continuam importantes, mas não podem decidir sozinhos contra todos os demais países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: