Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendências Climáticas Preocupantes

19 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Problemas climáticos estão provocando efeitos de curto e longo prazo, no Brasil como no Japão. Por aqui, a produção da castanha-do-pará acusou uma brutal redução por causa da seca que tem um efeito defasado no tempo e no arquipélago nipônico aves e borboletas que seriam do Sul estão aparecendo em regiões mais ao Norte para evitar as elevações das temperaturas.

clip_image002

Gráficos constantes do artigo no Valor Econômico que vale a pena ser lido na sua íntegra

A quase totalidade da castanha-do-pará no Brasil como nos países vizinhos da Amazônia continua sendo extrativa, com as enormes árvores demandando muitas décadas para começar a produzir os seus frutos. Os plantios que estão ocorrendo ainda são em escala modesta, mas alguns centros de pesquisa já estão tentando encurtar o prazo de início da produção com variedades plantadas, ainda com resultados modestos. A seca de anos anteriores afetou as produções recentes provocando a redução da oferta brasileira que está sendo substituída pelos países vizinhos, como na Bolívia e no Peru, segundo consta do artigo de Betina Barros publicado no Valor Econômico. O preço deste produto tem subido de forma significativa no mercado internacional, como pode ser observado nos gráficos acima, estimulando também produções de outros países.

Algumas empresas que utilizam o produto para a fabricação de confeitos o estão substituindo pelo amendoim que sendo bem mais barato também não proporciona o mesmo efeito. Uma parte destas castanhas-do-pará também está sendo utilizada para a produção de cosméticos.

No Japão, o aquecimento global está provocando o deslocamento do habitat de alguns pássaros e borboletas, como consta do artigo publicado por Tatsuyuki Kobori no The Asahi Shimbun.

clip_image004

Mapa publicado no The Asahi Shimbun sobre mudanças dos habitats de pássaros e borboletas no Japão

No Japão existem muitas pessoas que possuem o hábito de observar pássaros e borboletas e elas estão notando que muitos estão mudando seus habitats para regiões mais ao norte, onde as temperaturas são mais amenas. Muitas espécies que não eram encontradas na região de Tóquio, por exemplo, por serem do sul do Japão, e até de Okinawa estão aparente mais ao norte.

Parecem evidências que as mudanças climáticas estão provocando efeitos em muitas partes do mundo, não só do ponto de vista econômica como na natureza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: