Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vitória de Macron na França é só o Começo

8 de maio de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Muitos no mundo se sentem aliviados com os resultados eleitorais na França, depois das dificuldades do Brexit e a eleição de Donald Trump. Tudo indica que pode ser o começo de um processo importante para o mundo, mas as dificuldades que ainda terão de ser superadas não podem ser subestimadas.

Emmanuel Macron conseguiu uma vitória expressiva na eleição francesa

O The Economist expressa que esta eleição na França foi a mais importante das recentes no mundo com o que muitos podem concordar. Certamente, depois do plebiscito no Reino Unido que desencadeou o Brexit e a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, havia uma preocupação do predomínio de tendências para um nacionalismo populista em todo o mundo. A França, que foi muitas vezes na História a precursora de grandes mudanças políticas, mostrou que a racionalidade prevaleceu ao sentimento emocional das massas.

Mas há que se considerar que a Frente Nacional, simbolizada pela Marine Le Pen, praticamente dobrou a votação que recebeu nos últimos dois pleitos, com os socialistas e comunistas que eram importantes partidos naquele país não participando sequer do segundo turno. As insatisfações com o desemprego, situação das populações marginalizadas com a recessão mundial e muitos outros problemas marcaram estas recentes manifestações populares relevantes universalmente. Como superar todas estas dificuldades existentes ainda dependerá de Emmanuel Macron, que é um jovem com formação esmerada bem como da administração em que ele será capaz de aglutinar as principais forças políticas tradicionais que foram fortemente atingidas naquele país.

clip_image004

Marine Le Pen que obteve 33,94% dos votos e promete reformular a Força Nacional

Ainda que os Estados Unidos estejam registrando um crescimento econômico, todos percebem que estes processos são lentos e demandam um longo tempo. Ao mesmo tempo, a população está ansiosa por mudanças rápidas dos problemas que vieram sendo acumulados ao longo de décadas.

Isto não acontece somente nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e os europeus. Também no mundo emergente como da Ásia, das Américas, do Oriente Médio e da África, com as informações circulando muito rapidamente com o uso da internet, as aspirações por melhoras na situação de bem-estar da população acabam ficando aceleradas.

As mudanças políticas e econômicas são sempre difíceis, sofrendo fortes resistências. Existem países onde seus lideres estão conscientes e tomando as medidas indispensáveis, mesmo com algumas impopularidades. Em outros, não se consegue formular programas que tenham condições de provocar o aumento da eficiência nas administrações destes países, apesar das resistências que tenham de ser enfrentadas.

Espera-se que também no Brasil, os bons fluidos das eleições na França acabem conscientizando a população e suas lideranças sobre as racionalidades indispensáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: