Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Política Econômica Relevante

13 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 O competente economista Yoshiaki Nakano, que escreve habitualmente no Valor Econômico, ensina a importância da consideração da dominância monetária na política econômica.

Economista Yoshiaki Nakano, da Fundação Getúlio Vargas, que já ocupou importantes cargos nas administrações federal e estadual

Yoshiaki Nakano costuma chamar a atenção sobre os aspectos relevantes que nem todos os analistas econômicos dão a devida importância. Ele enfatiza no artigo publicado no Valor Econômico que tem se falado da dominância fiscal que teria o poder de anular a política monetária, mas não se discute a dominância monetária em que ela neutraliza os efeitos da política fiscal.

Para uma discussão que poderia tomar muito tempo, ele aventa algumas situações onde sempre haverá necessidade de uma política fiscal responsável, com uma coordenação com o Banco Central para que não se perca os efeitos desejados da política econômica.

O que parece que está se tornando também necessário é o reconhecimento da importância da microeconomia, pois mesmo que todas as medidas da macroeconomia estejam corretas, os aumentos desejados da produção e do emprego só ocorrerão na medida em que as empresas e os indivíduos acreditem no que está sendo proposto pelas autoridades, o que vem a ser um problema político de credibilidade. Também outros eventos físicos como o clima acabam provocando problemas que nem sempre permitem a efetivação dos intentos de todos, como costuma acontecer frequentemente no setor rural, ao lado de irregularidades que impedem o escoamento adequado das produções para seus mercados.

É claro que uma política macroeconômica coerente seja relevante, mas nem sempre são condições suficientes para que se atinjam os objetivos perseguidos numa economia, que costuma ser muito mais complexa que muitos analistas gostariam que fosse. Há que se considerar também os agentes públicos e privados que estariam responsáveis pelas execuções das medidas que estariam sendo propostos pela política econômica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: