Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Adaptação da Atuação do Banco do Brasil no Japão

22 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Lisa Twaronite no Japan Today informa como em Oizumi, uma cidade japonesa com bom número de trabalhadores brasileiros, o Banco do Brasil, que reduziu seus estabelecimentos fixos no Japão, procura se adaptar às condições locais.

Foto da agência móvel do Banco do Brasil atuando em Oizume, Japão, publicado no Japan Today

Já houve um período quando o Banco do Brasil atuava de forma agressiva no exterior para apoiar as empresas brasileiras que aspiravam aumentar suas exportações, entre outras operações bancárias. Hoje, sua atuação é mais modesta, mas precisa atender aos brasileiros como os que atuam no Japão, apesar de ter reduzido seus estabelecimentos fixos de sete para três naquele país. Muitos deles remetem recursos para os seus familiares no Brasil e, apesar de contarem com bancos japoneses tradicionais, continuam preferindo utilizar o banco brasileiro, mesmo em suas agências móveis instaladas numa simples van.

Oizume é uma cidade onde tradicionalmente muitos brasileiros, principalmente de segunda e terceira geração, trabalham regularmente no Japão. Estas vans ficam estacionadas próximas às lojas que eles utilizam e, além de efetuarem as simples operações bancárias, vendem até pasteis e outros produtos consumidos pelos brasileiros, como as revistas em português.

Ainda que os brasileiros trabalhando provisoriamente no Japão tenham diminuído, as dificuldades atuais de emprego no Brasil e a falta de trabalhadores no Japão provocam as idas de alguns descendentes de japoneses, que aceitam até as condições mais duras naquele país onde nem sempre dominam todos os costumes locais.

Muitos brasileiros trabalham por hora e não podem dispensar tempo para para se deslocar até onde contam com estabelecimentos fixos. Estes móveis acabam atendendo às suas necessidades. Isto é possível, pois os brasileiros tendem a se concentrar em algumas cidades, onde acabam contando com facilidades para atender suas necessidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: