Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Doações da Noruega Para a Preservação da Amazônia

22 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O presidente Michel Temer visita a Noruega, que vem destinando 97% das suas doações para a preservação da Amazônia. Seu governo revela as preocupações atuais depois de um início positivo da cooperação bilateral, pois os desmates recentes são alarmantes. Um artigo de Fabiano Maisonnave foi publicado na Folha de S.Paulo sobre o assunto.

image

Dados constantes do artigo na Folha de S.Paulo que merece ser lido na íntegra

Como tenho dois filhos que estiveram envolvidos nestas operações de doações dos recursos da Noruega para a preservação da Floresta Amazônica, me sinto obrigado a conhecer um pouco do assunto, também por ter atuado pessoalmente em diversas atividades relacionadas com a região Norte do Brasil. Seguramente, sem o apoio decisivo da Noruega, o Brasil não teria feito nada de relevante nesta importante tarefa relacionada com a preservação do meio ambiente desta imensa área, pois os recursos locais ou da Alemanha para este propósito não são expressivos. Poucos casos no mundo permitiram que somente um país arcasse com 97% dos recursos, na forma de doação, para qualquer atividade meritória de significado mundial.

O lamentável é que depois de anos que despertaram a admiração do mundo ao esforço brasileiro, nos últimos tempos os dados de aumento dos desmatamentos são muito preocupantes. O governo brasileiro não vem se revelando capaz de manter o mínimo de fiscalização e controle para as muitas atividades ilícitas de desmatamento e ocupação irregular das reservas para a ampliação desnecessária da atividade pecuária e agrícola.

O Brasil chegou a ser considerado pelo Banco Mundial como um dos países que exercia a boa prática no sentido de sustentação do mundo. A legislação brasileira era ousada e chegamos a reduzir brutalmente o desmatamento ilegal, as queimadas e outras atividades que prejudicavam o que era considerado o pulmão do mundo.

Hoje, mesmo com o veto recente do presidente Michel Temer ao que foi aprovado pelo Congresso, fala-se do envio de uma Medida Provisória autorizando parte do desmatamento, o que se espera não se transforme numa triste realidade. O Brasil já dispõe de todas as terras indispensáveis para suas atividades rurais, podendo aumentar a sua produtividade com práticas mais avançadas de pecuária e agricultura, bem como de exploração da floresta de forma racional.

O que se espera é que esta visita à Noruega tenha a capacidade de mudar a lamentável orientação atual do governo. O Brasil pode desempenhar um papel relevante, servindo de exemplo para outras regiões do mundo, oportunidade rara para se destacar além das notícias negativas que ocupam os meios de comunicação social da maioria dos países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: