Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços nos Conhecimentos dos Problemas dos Idosos

7 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Com o aumento dos idosos em todo o mundo é natural que eles e seus familiares se preocupem com problemas como o Alzheimer ou MCI – Comprometimentos Cognitivos Leves, um estágio intermediário entre a demência e a normalidade, mas as pesquisas vêm ajudando a melhorar as suas compreensões. Já está se generalizando a informação que os esquecimentos são normais se reconhecidos pelos pacientes, não se tratando de Alzheimer.

Gráfico constante do artigo no The Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Um estudo foi realizado no Japão pelo Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia com 4.200 pacientes moradores de Obu, na província de Aichi, durante quatro anos a partir de 2011. No início do estudo, 740 pessoas foram diagnosticadas tendo MCI, mas 46% retornaram ao normal depois de quatro anos. Foram testadas as áreas das memórias, atenções, velocidade de processamento e funções executivas e as combinações delas, utilizando 150 itens com base em critérios internacionais para avaliação de MCI. Somente 14% foram diagnosticadas com demência.

Das pessoas com MCI que tiveram escores baixos em apenas em uma área, 39 a 57% voltaram ao normal, enquanto as proporções de indivíduos com problemas em várias áreas que retornaram à normalidade estavam na faixa de 20%, indicando que atingidos em menos áreas tendem a ter maior recuperação.

O médico que dirige o centro preventivo, Hiroyuki Shimada, afirma que “as funções cognitivas não necessariamente diminuem constantemente, mesmo em idosos”. O que está sendo estudado agora é que tipo de educação e exercícios ajuda a prevenir a demência, que parece depender do estilo de vida. Este estudo será publicado proximamente numa revista científica norte-americana.

Seria de grande interesse que este tipo de pesquisa fosse efetuado também no Brasil, pois os hábitos alimentares, os exercícios praticados e outras condições apresentam também diferenciações que podem ser importantes, notadamente no sentido de reduzir os riscos de demência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: