Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cuidados Indispensáveis Com a Segurança dos Edifícios

16 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muitos cuidados são recomendados para não haver lamentáveis acidentes com edifícios que se repetem em diversos países, mas quando os serviços relacionados com estas seguranças se deterioram surgem dificuldades que poderiam ser evitados.

Incêndio ocorrido em Londres, que provou muitas mortes

Já ocorreram acidentes como este incêndio em Londres que vitimaram muitos e ainda que cuidados sejam redobrados continuam se repetindo. No Japão, onde ocorrem muitos terremotos, os cuidados com os materiais utilizados nas construções são rigorosos para não favorecerem incêndios e produtos inflamáveis não são autorizados há muitas décadas. Em São Paulo, já ocorreram lamentáveis acidentes com muitas mortes e prejuízos apreciáveis, devendo-se recordar, lamentavelmente, os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus.

O Corpo de Bombeiros estão revisando com muito cuidado os edifícios comerciais e residenciais de São Paulo, exigindo projetos e providências para evitar que ocorram acidentes fatais. Mas a cooperação da população é muito importante, ainda que provoquem incômodos de diversas naturezas. Há que se considerarem, além dos prejuízos materiais, as lamentáveis mortes e ferimentos que costumam atingir os mais frágeis, como os idosos, as crianças e os enfermos.

Os novos edifícios estão sujeitos aos aperfeiçoamentos das regulamentações, mas muitos dos antigos apresentam dificuldades decorrentes dos projetos que não eram tão rigorosos no passado, mas que necessitam de correções preventivas. Elas acabam sendo mais necessárias que as lamentações posteriores aos inevitáveis acidentes. Ainda que não ocorram terremotos, o número de trovões em São Paulo é elevado e nem sempre os para-raios estão atualizados e revistos para evitarem acidentes.

Também os materiais que foram utilizados nas construções evitam inflamações e fogos, não havendo portas e sistemas contra incêndios adequados. E quando existem, nem sempre estão sendo usados adequadamente pelos usuários dos edifícios.

Aproveitando o choque provocado por estes lamentáveis acidentes, há que se redobrar a consciência dos moradores e demais usuários, principalmente dos brasileiros, que as medidas restritivas exigidas pelos bombeiros visam a proteção da população ainda que causem alguns pequenos transtornos para todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: