Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Empresários Arrojados no Mundo Atual

1 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002No mundo atual, mesmo com todas as suas dificuldades, existem empresários ousados que tomam elevados riscos e continuam crescendo, como Masayoshi Son, do SoftBank, e Jack Ma, do Alibaba.

Masayoshi Son e Jack Ma

Já informei neste site que conheci pessoalmente Masayoshi Son quando ele não tinha ainda a projeção atual com o crescimento do seu grupo SoftBank. Quanto a Jack Ma, só tenho acompanhado a sua carreira pela imprensa. Ambos são empresários ousados que tomam elevados riscos, não sendo conservadores como a maioria dos grandes empresários que consolidaram suas fortunas ao longo de muito tempo.

Masayoshi Son é um japonês de origem coreana e deve ter enfrentado muitas dificuldades com as discriminações que existem no Japão. Jack Ma é um chinês que começou a sua carreira como professor de inglês e hoje tem um império que se espalha dos Estados Unidos até o Extremo Oriente.

Não eram personalidades para os quais um banqueiro tradicional emprestaria volumosos recursos correndo riscos elevados. Mas hoje, com a fortuna que controlam, com as garantias que podem oferecer, existem muitos que desejam apoiar suas iniciativas. São empresários ousados que têm visões não usuais e identificam projetos que acabam se consolidando acima do que poderia se supor. Não fora estas especiais qualificações não teriam chegado, em relativamente pouco tempo, onde estão hoje.

O mundo atual apresenta desafios aparentemente maiores do que no passado, mas certamente no século 20 para o início do século 21 também deveria haver riscos desta natureza. Os que hoje são grupos considerados tradicionais exigiram no passado projetos que seriam considerados próximos à loucura. Certamente, as atenções das autoridades e as regulamentações atuais devem estar mais detalhadas para evitar que tais riscos sejam transferidos para os que se aventuram a aplicar seus recursos nestes tipos de empreendimentos, principalmente com as bolsas de valores existentes. Mas, sem estes ousados empresários, o mundo não continuaria evoluindo.

Não imagino que Son e Ma sejam santos, mas estão cercados de auxiliares que tomam as cautelas mínimas para não se envolverem em escândalos. No Brasil, alguns que tentaram sonhos ousados também acabaram cometendo irregularidades e estão em palpos-de-aranha. O mundo muda com o tempo e existem também culturas que favorecem ousadias empresariais.

Hoje parece que entre os orientais existem muitos ousados trilhando caminhos como os de Son e Ma, conseguindo sucessos inimagináveis. Nos países emergentes, existem muitas grandes oportunidades, que devidamente estudados, poderiam ser aproveitados. Mas sempre uma boa dose de cautela parece indispensável.

O BNDES, por exemplo, contou no passado com bons avaliadores de grandes projetos, mas também foram cometidos erros, que induziram outros a prejuízos expressivos, mesmo sem os envolvimentos políticos, como muitos. É difícil o equilíbrio indispensável, mas todos admitem que o mundo emergente ainda apresenta muitas oportunidades envolvendo riscos razoáveis. Que o Brasil tenha qualificação para escolher os corretos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: