Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Licenças Para os Idosos Dirigirem no Japão

29 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O Japão é um dos países no mundo com mais idosos e entre eles muitos desejam continuar a dirigir seus veículos, notadamente nas regiões do interior. Mas os exames indicam que 2,7% não possuem mais qualificações para tanto.

clip_image002

Gráfico constante do Yomiuri Shimbun

Na pesquisa efetuada no Japão pela Agência Nacional de Política em decorrência da nova legislação vigente naquele país, constatou-se que entre 431.338 idosos, 11.617 não poderiam mais dirigir ou necessitavam de exames médicos adicionais, pois muitos potencialmente estariam inabilitados no futuro próximo.

É preciso considerar que nos grandes centros urbanos do Japão se dispõem de muitos meios de transporte de massa e mesmo não sendo idosos muitos utilizam metrôs e ônibus. Nas regiões rurais ou nas pequenas cidades do interior daquele país, ainda muitos idosos dirigem eventualmente seus veículos.

Mas as pesquisas indicaram que para parte destes idosos suas capacidades cognitivas não eram mais suficientes para dirigir ou em pouco tempo chegariam a esta situação. Os testes abrangeram três áreas: orientação temporal com perguntas sobre datas e dias da semana, recall sobre questões relacionadas com as imagens exibidas e o desenho do relógio no qual os idosos definem o tempo no mesmo. Os dados demonstraram a redução da capacidade ou não apresentaram problemas.

Estas situações exigem que também no Brasil os idosos sejam submetidos a estes tipos de exame. O pior é que muitos jovens abusam de suas habilidades efetuando manobras não permitidas pelo Código de Trânsito ou dirigem cansados, ou pior, depois de ingerirem álcool ou outras drogas. O número de acidentes no Brasil é exageradamente alto, mostrando que muitos nem prezam pelas suas vidas, de seus familiares ou amigos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: