Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mercado de Soja no Mundo

23 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Todos sabem que a soja é uma proteína de grandes qualidades e a sua demanda no mundo continua apresentando um crescimento surpreendente, beneficiando também o Brasil.

clip_image002

Gráfico da expansão da área colhida de soja no mundo, constante do artigo publicado no Financial Times e publicado em português na Folha de S.Paulo

Os dados acima são do Departamento de Agricultura dos EUA e constam do artigo publicado pelo Financial Times e reproduzido pela Folha de S.Paulo. Esta expansão da área cultivada com esta oleaginosa vem ocorrendo nos Estados Unidos, no Brasil e na Argentina principalmente, visando atender a demanda chinesa que vem crescendo de forma substancial nos últimos anos.

clip_image004

Gráfico do artigo do Financial Times reproduzido em português no Valor Econômico

Todos sabem que a China vem melhorando a alimentação de sua população, principalmente com a elevação do seu nível de renda. Os chineses passaram a consumir mais frangos, suínos e peixes cultivados criados com as rações derivados do farelo de soja, depois de extraído o seu óleo. O assunto mereceu um artigo escrito por Gregory Meyer, Andres Scripam e Tom Hancock publicado no Financial Times e reproduzido em português no Valor Econômico.

Ainda que os Estados Unidos se empenhem na ampliação de sua produção, também a expansão da demanda chinesa acaba dando espaço para a produção brasileira, que se processa deste o Rio Grande do Sul até a Amazônia, passando pelos cerrados brasileiros. Isto permite que o setor rural brasileiro dê a sua contribuição para o crescimento do PIB brasileiro além de ajuda na redução de cerca de metade da redução da inflação, contribuindo para o aumento do emprego no Brasil. Espera-se que as autoridades brasileiras não prejudiquem nesta performance.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: