Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Bons Aproveitamentos dos Derivados da Soja

19 de junho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

Muitos brasileiros conhecem os derivados da soja como o tofu (queijo), mas são pouco divulgados outros que são também nutritivos e contribuem para a saúde humana como o okara (espécie de farelo de soja, depois de retirado o leite) ou o yuba (uma perícula que se forma sobre o leite).

clip_image002

Uma iguaria feita com o yuba, retirado do leite de soja, em foto constante do artigo publicado no site do Japan Today

Um artigo escrito por Anisa Kazemi e publicado no site de Japan Today chama a atenção que ela conhecia o tofu, mas não sabia que outros derivados da soja poderiam também proporcionar iguarias excepcionais como o yuba. O okara é mais popular, muito consumido quando os japoneses eram pobres e pode ser utilizado para a produção de algo parecido como a farofa, com pouco tempero, sendo igualmente saudável e tendo todas as propriedades da soja, como ser rico em proteína e ferro, praticamente isento de colesterol.

Minha lembrança de infância era o uso intensivo de okara para enriquecer a refeição e hoje quando se compra, por exemplo, um tofu caseiro no Ceagesp os vendedores oferecem até gratuitamente este produto que, com o mínimo de tempero como o sal, uma salsinha ou cebolinha picada, enriquece as refeições de forma saudável.

clip_image004

Torta produzida com o aproveitamento do okara

Já o yuba é mais sofisticado, retirado de uma película que fica sobre o leite de soja do qual se produz o tofu. Pode ser consumido fresco, mas o mais usual é ser seco para preparar iguarias saborosas que são servidas até em ryotei (restaurantes finos que servem ricas refeições na companhia de gueixas).

clip_image006

Secagem do yuba, derivado do leite de soja, produto saudável e saboroso. Foto constante do artigo no site do Japan Today

Normalmente, o yuba é preparado com algum outro vegetal podendo ser complementado por caldos com grande sabor como os derivados do katsuobushi (caldo de lascas secas de bonito) ou shitake e muitos outros cogumelos utilizados pelos budistas que não consomem carnes e assemelhados. Os livros de culinária mais sofisticada fornecem receitas variadas para a utilização do yuba que tem todas as qualidades dos derivados de soja.


2 Comentários para “Os Bons Aproveitamentos dos Derivados da Soja”

  1. Hugo Leonardo
    1  escreveu às 17:36 em 19 de junho de 2017:

    YOKOTA, as invenções chinesas são incríveis com a soja. Sou fã desse grão origem da China que é muito saboroso e nutritivo. A culinária chinesas é, de fato, fantástica com o yakisoba, o guioza etc.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:15 em 20 de junho de 2017:

    Caro Hugo Leonardo,

    Não há duvidas que muito da rica e diversificada culinária chinesa ficou conhecido no mundo. No entanto, o yakisoba como o guioza são palavras japonesas das adaptações dos pratos chineses, que sempre utilizaram o macarrão como o wantan, desde tempos imemoriais. Os derivados do leite de soja podem ser também chineses, pois o tofu já existia na China.

    Paulo Yokota

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: