Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Saudável Culinária Japonesa

31 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002O mundo parece convencido que entre as culinárias saudáveis hoje se destaca a japonesa, que normalmente combina à preferência dos consumidores alguns pratos simples que fornecem uma alimentação balanceada. O jornal japonês The Japan Today costuma fornecer algumas dicas de Hilary Keyes para os estrangeiros com as suas justificativas às quais tomo a liberdade de acrescentar meus comentários.

Cinco pratos saudáveis da culinária japonesa destacados por Hilary Keyes para os consumidores estrangeiros

O primeiro seria um ohitashi de espinafre, de preferência a variedade japonesa chamada horenso que é mais macio do que os ocidentais. Uma simples fervura rápida, podendo ser enriquecido com gergelim e lascas de bonito chamado katsuo bushi, levemente temperado com molho de soja shoyu. É rico em vitamina K, vitamina A e acido fólico indispensável para nossos ossos. É formidável para os dias quentes.

O segundo sugerido por Hirary Keyes nem sempre é muito apreciado pelos não japoneses e se trata do natto, ou soja fermentada. Todos sabem que os alimentos fermentados, regra geral, aumentam as qualidades como da soja, que são conhecidas. Levemente acrescentado do karashi, que é uma mostarda inglesa mais forte, pode ser adicionado também com ovo é normalmente consumido com o arroz. É livre de colesterol, rico em vitamina B, E e K, além de potássio, cálcio, ferro, magnésio, proteínas. Como é de cheiro mais forte, algumas pessoas evitam este alimento delicioso.

Dos mais conhecidos de todos aparece o sashimi que costuma ser apresentado com vários tipos de peixes. É rico em Ômega 3, saudável para o coração, em vitamina B6 e B12 e proteínas, selênio, magnésio é fósforo. Os japoneses não o consome sempre porque seus preços são mais elevados, devendo-se prestar atenção ao seu frescor e seus sabores podem ser enriquecidos com um pouco de gengibre ralado, shiso, que é uma folha com sabor agradável, e com o verdadeiro wasabi, difícil de ser adquirido no Brasil (as pastas verdes que os imitam são feitos de raiz forte) e um mínimo de shoyu. Os consumidores costumam mergulhá-lo em shoyu que não costuma fazer bem à saúde pelo excesso de sal e ajinomoto (glutamato monossódico, evitado no mundo).

clip_image004

Alguns tipos de tsukemono que ajudam a digestão

Outro produto considerado saudável é o tsukemono (picles japonês) que pode ser de diversos vegetais. Alguns utilizam os vinagres, mas pode ser somente temperado com um pouco de sal, havendo outros, como os chamados nukazuke, que usam resíduos do arroz utilizados para a produção do saquê. Geralmente são ricos de vitamina B1 e contêm lactobacilos que ajudam na digestão.

Outro prato japonês sugerido é o hiyayakko, nada mais do que o tofu gelado, acompanhado de alguns temperos com gengibre ralado, wasabi, cebolinhas e um pouco de katsuo bushi, que pode também receber um pouco de shoyu, ótimo para dias quentes. Sempre os apreciadores podem adicionar temperos de sua preferência, sem dúvida com todos os benefícios decorrentes da soja para a saúde.

Em muitos casos, estes pratos constituem um conjunto equilibrado que, com um pouco de arroz branco, acompanhado de um missogiru, sopa de pasta de soja, acaba satisfazendo todas as necessidades de um ser humano. Muitas vezes, os japoneses os acompanham com um peixe grelhado, enriquecendo a sua dieta. É sempre interessante lembrar que os asiáticos, notadamente os japoneses, confundem a alimentação com os medicamentos, bastando que se alimentem de forma balanceada para manter sua saúde.


2 Comentários para “A Saudável Culinária Japonesa”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 13:07 em 3 de agosto de 2017:

    Adoro takenoko, myoga, renkon, konnyaku, kombu e, inclusive, natto.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:17 em 4 de agosto de 2017:

    Caro Silva,

    Muito obrigado pelo seu comentário, mas entre os ocidentais poucos conhecem estes produtos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: