Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Com o Tesouro Nacional Não se Brinca

27 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Ainda que o governo Michel Temer venha se comportando politicamente procurando assegurar com elevada prioridade que o Congresso rejeite o prosseguimento das investigações sobre ele, os órgãos técnicos do governo, como o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil, não devem entrar nesta dança de informações visando criar um clima otimista para favorecer o governo.

Secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, é crucial para o sucesso da política fiscal

No sucesso de qualquer política econômica, uma coordenação adequada do Tesouro Nacional que de fato executa a política fiscal e o Banco Central do Brasil, responsável pela política monetária e creditícia, é fundamental entre outras atividades como a cambial. Os analistas econômicos, que não se envolvem nas campanhas que possam ser desenvolvidas com o uso da imprensa, observam acuradamente se o Tesouro Nacional está “sentado no caixa” só liberando o que for adequado e estiver disponível, ainda que agudos gritos contrários possam ser ouvidos. Quando as receitas tributárias caem, como no momento, não se pode liberar recursos mesmo o que tenha sido prometido pelo próprio presidente da República.

clip_image004

Reunião do Copom no Banco Central do Brasil

De outro lado, o Banco Central do Brasil, com a sua diretoria que ficou distorcidamente com o controle do COPOM – Comitê de Política Monetária, que decide sobre a Selic, é relevante para a fixação dos juros como pelas disponibilidades de créditos. Os Estados Unidos, onde se inspirou o Banco Central do Brasil, têm como seus membros representantes dos FEDs regionais, que utilizam informações que diferem para as diversas áreas daquele país. No Japão, o Bank of Japan conta com um representante do setor privado, pois entre os dados que são utilizados pelos membros deste Comitê não figuram somente os monetários e creditícios como também indicadores antecedentes reais como a carteira de encomendas das indústrias estratégicas e de equipamentos e materiais de embalagens. Os aspectos reais como o emprego são levados em conta para as decisões importantes da área monetária e creditícia.

Mesmo com a queda necessária da Selic, que é usada como base para as decisões dos juros a serem praticados no mercado, há que se destacar que foi informado depois da última reunião do Copom que a atual política vai ter continuidade até o final do ano se “mantidas as atuais condições”. Pode ser que acontecendo algo de extraordinário os juros não possam continuar caindo no ritmo atual.

Mesmo com todas estas qualificações e limitações, o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil desempenham funções vitais para o comportamento da economia brasileira e muitas entidades estrangeiras ou internacionais observam com cuidado o que está acontecendo para que não haja um descontrole preocupante neste conjunto de instrumentos do governo.

Sempre existem meios para acomodar-se a dura situação da realidade aos desejos políticos com muitas manobras. As liberações dos recursos podem ser parceladas, postergadas e mesmo evitadas com exigências legais das mais variadas naturezas, por exemplo. Os políticos podem responsabilizar a burocracia pelas demoras ou não cumprimento dos compromissos assumidos, até na sua eficiência pela não liberação dos recursos desejados.

A atual equipe técnica do setor econômico do governo conta com pessoal qualificado que conhece as histórias do que já aconteceu, que chegaram a ser desastrosas. Ainda que a situação recente esteja abaixo do que seria desejável, não se pode afirmar que haja um descontrole perigoso que possa levar, por exemplo, a uma hiperinflação. O que se pode lamentar é uma deterioração na eficiência do setor público como um todo, notadamente na prestação dos serviços sociais do governo como na saúde, na educação e na pesquisa. Também a segurança pública dá sinais preocupantes em diversos locais.

Não se está dotando a economia brasileira com as condições de manter a sua competitividade internacional que não pode se resumir nas produções primárias. Para a volta ao desenvolvimento no Brasil há que se contar com empregos de melhor qualidade que podem ser proporcionados pelo setor manufatureiro que encontra uma concorrência acirrada no exterior.

O que se lamenta é que a realidade está determinando um ritmo de desenvolvimento bem abaixo da potencialidade dos recursos naturais e humanos disponíveis no país. A biodiversidade brasileira e os recursos humanos decorrentes de uma elevada miscigenação da população brasileira não estão sendo aproveitados para o atendimento das demandas mínimas de todos. Há que se procurar formas políticas que permitam um relacionamento dos dirigentes eleitos adequados com as aspirações populares com o que é possível na economia, aperfeiçoando o sistema político e eleitoral do Brasil, pois no que se refere às equipes técnicas responsáveis pela execução da política econômica parece que os níveis estão adequados, ainda que sempre possam ser melhorados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: