Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

EUA e Canadá Citados Como Fornecedores de Porcos Para a China

11 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos sabem que os chineses são grandes consumidores de carne de porco nas suas mais variadas formas diante da melhoria do padrão de vida da sua população, sendo que a produção interna daquele país, a maior do mundo, não é suficiente para atender toda a demanda, sendo que o Canadá ultrapassou os Estados Unidos como principal fornecedor.

Foto constante do artigo no China Daily mostrando o fornecimento de carne de porco naquele país, que vale a pena ser lido na íntegra

Na culinária chinesa, a carne de porco ocupa um espaço importante e a sua produção interna é gigantesca, fornecida simplesmente resfriada, sem o uso da droga ractopamina que acelera o crescimento dos suínos. As importadas, normalmente, são congeladas e as autoridades chinesas não aceitam que estes produtos contenham esta droga. Os Estados Unidos era o principal exportador para aquele país e foi suplantada pelo Canadá que conta também com a produção dos cereais destinados às rações, como a soja e o milho. Apesar do Brasil exportar a carne suína para diversos países, inclusive a China, nas mais variadas formas, não foi mencionado no artigo, mostrando que sua importância é secundária naquele país, mesmo que conte com rações brasileiras em condições competitivas internacionalmente. Evidentemente, estes produtos importados pela China são a preços mais modestos que os frescos produzidos no próprio país.

O artigo menciona os esforços que estão sendo feitos para se dispor de carnes de porco sem estas drogas, ao mesmo tempo em que ofertas são feitas em partes mais demandadas. Muitas empresas estão envolvidas nestes esforços, tanto do Canadá como dos Estados Unidos, havendo também fornecimentos europeus. Mas as lojas não distinguem os importados dos locais e os consumidores não sabem que estas importações são expressivas.

Como a China é um país gigantesco com regiões diferentes, as formas de consumo preferencial das carnes de porco também variam muito. As poucas exportações brasileiras são voltadas na Ásia para Hong Kong e o Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: