Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

EUA Procuram Saídas Honrosas Para Voltar ao Acordo de Paris

14 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Todos sabem que o presidente Donald Trump é um precipitado que expressa suas opiniões sem examinar todas as consequências que elas podem provocar. Isolado e com muitos problemas internos, necessita restabelecer um clima mais construtivo com outros países, principalmente com os que participam do chamado G20.

Um jantar do casal Macron com o casal Trump em Paris para facilitar a revisão de algumas posições difíceis dos Estados Unidos com relação ao Acordo de Paris

É possível imaginar-se que Donald Trump durante a sua campanha eleitoral avaliava que sua vitória seria difícil e tomou posições críticas aos democratas que tinha como candidata, Hillary Clinton, com muitas limitações. Os eleitores insatisfeitos de alguns estados norte-americanos conduziram a vitória do candidato oposicionista, que tinha feito críticas agudas que teriam dificuldades de ser cumpridas por um governo. Agora, Donald Trump enfrenta outros problemas como dos contatos com os russos, que estão interpretados pelos democratas como interferência política externa, podendo culminar em seu impeachment, também pouco provável até o momento.

Todos sabem que Donald Trump havia admitido que algum tipo de programa de redução das poluições norte-americanas seria indispensável, mas sem a rigidez de um programa geral. Muitas empresas que dão apoio ao atual governo utilizam carvão mineral em suas atividades e consideram que custos adicionais não seriam suportáveis.

O complexo militar industrial sempre foi um segmento importante nos Estados Unidos e já está sendo atendido por encomendas adicionais de equipamentos militares. Donald Trump deseja estabelecer um programa de metas específico para os Estados Unidos, pois os efeitos da poluição acabam se voltando contra a sua própria população.

Programas complexos desta natureza necessitam de equipes técnicas de grande monta, mas alguns cargos do atual governo norte-americano ainda não estão preenchidos, como os relacionados com os países latino-americanos como o Brasil.

As pressões feitas pelos membros do G20 que deixaram os Estados Unidos isolado devem provocar efeitos. É claro que Donald Trump necessita de uma saída honrosa, onde Emmanuel Macron pode ajudar em alguns poucos aspectos, fornecendo o que os antigos aliados europeus esperam contar.

Ainda que tudo isto seja difícil, estão sendo vazadas algumas notícias sobre estas possibilidades que devem contar com contrapartidas políticas importantes dos países europeus. Em política tudo é possível.


2 Comentários para “EUA Procuram Saídas Honrosas Para Voltar ao Acordo de Paris”

  1. Marco
    1  escreveu às 12:53 em 18 de julho de 2017:

    Por que você acha que Trump está procurando uma saída horonsa para voltar ao acordo de Paris?
    Poderia provar essa afirmação?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:28 em 18 de julho de 2017:

    Caro Marco,

    Depois do encontro de Donald Trump com o Emmanuel Macron ele deu uma declaração que foram registrados por alguns órgãos da imprensa internacional que os Estados Unidos poderiam admitir alguns aspectos do Acordo de Paris. Na reunião do G20 ele também sentiu o isolamento a que os Estados Unidos ficou colocado. Os norte-americanos já admitiam que desejavam estabelecer suas próprias metas, não aceitando uma regra geral que teria sido admitida por Barack Obama. Dentro dos Estados Unidos também existem grupos a favor de uma maior contribuição do país nestes esforços.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: