Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Intercâmbio da Ásia Com a Hungria do Início do Século XIX

6 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Tudo indica que a Hungria, através dos Impérios Mongol e Otomanos, recebeu influências da Ásia e teve a capacidade de incorporar alguns conhecimentos na sua cultura.

 

Um prato de porcelana com ornamentações que incorporaram conhecimentos chineses, produzido na Hungria, em torno de 1887, exposto em Osaka, Japão

Um artigo sobre uma exposição de 230 peças de porcelana de uma pequena localidade de nome Herend, na Hungria, que está sendo apresentada no Museu de Cerâmica Oriental em Osaka, Japão, impressiona os visitantes pelas incorporações de algumas influências chinesas e até do Kakiemon japonês nas peças produzidas no início do século XIX.

A produção desta localidade húngara ganhou notoriedade na Europa após a exposição de 1851 em Londres, na qual foi servido um jantar organizado pela Rainha Victória. O jogo de jantar com borboletas e padrões florais, inspirados nas porcelanas chinesas da dinastia Qing, ganhou o prêmio principal daquela mostra. Este estilo de porcelana ficou conhecido com o nome de Godollo por ter sido utilizado pela Imperatriz Elisabeth, esposa do rei húngaro Joseph I, no seu palácio Godollo.

clip_image004

Uma tigela húngara em camadas duplas, do Museu de Artes Aplicadas de Budapeste, com tinta de esmalte, faz parte do conjunto que está sendo apresentado em Osaka, Japão

Na época, prevalecia na Hungria uma tendência nacionalista e muitos ornamentos utilizavam flores, vegetais e frutas daquele país, que estão presentes nestas porcelanas. Acreditava-se que isto aguçava o paladar dos comensais, mas as peças acabavam dando uma impressão algo estranha para os visitantes japoneses, por ser uma fusão com a contribuição asiática.

O que parece possível de se constatar é que a Rota da Seda permitiu um intercâmbio mais amplo do que usualmente é conhecido, podendo ser anterior do que usualmente é admitido. Antes das influências japonesas junto aos impressionistas franceses, até na porcelana havia intercâmbios que nem sempre são muito conhecidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: