Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Melhorias Econômicas Sem Avanços Políticos na Ásia

19 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado no The Economist está constatando que, atualmente, mesmo com as melhorias econômicas não estão se registrando avanços políticos significativos como os esperados na Ásia.

Foto de um shopping em Mianmar ilustra matéria no The Economist

A tendência que costumava prevalecer no mundo ocidental era de que, com a melhoria da situação econômica, haveria uma pressão no sentido de maior liberdade política, como uma aspiração normal dos seres humanos. No entanto, o que está se constatando nos últimos anos é que muitos países asiáticos estão registrando crescimentos econômicos como de 5% por ano por um bom período, acima do que se verifica no mundo ocidental, sem que venham acompanhadas de avanços políticos no sentido da maior liberalidade. O caso de Mianmar é significativo, que vem crescendo, nos últimos cinco anos, algo como 7,5% ao ano, sem melhoras no seu sistema político.

Isto acontece também com a vizinha Tailândia. Ela está entre os 10 países que compõem o ASEAN – Associação dos Países do Sudeste Asiático, com variações locais no crescimento econômico como se observa no Camboja, Laos, Filipinas e Vietnã, que estão crescendo um pouco menos, em torno de 5% ao ano. A população destes países somada chega a cerca de 625 milhões, o que não é nada insignificante no mundo.

As suas históricas não são iguais, havendo países com grandes populações como a Indonésia e a Filipinas, que já registraram avanços políticos, mas até agora não mostram o que poderia se considerar um retrocesso sob o ponto de vista ocidental, que não é desta tradição nestes países. Mas surpreendentes avanços também estão se registrando do ponto de vista político em países onde não havia estas expectativas.

O que parece mais evidente é que não existe uma regra comum, mas que cada caso é um caso, com histórias diferentes, ainda que um crescimento significativo esteja ocorrendo em todos eles. Mas, as suas histórias políticas são diferenciadas.

Aparentemente, muitos destes países estão sendo beneficiados pelo crescimento da China e mais recentemente da Índia, em graus diferentes, de formas diversas, ou seja, diretamente ou indiretamente. Alguns países possuem intercâmbios diretos com a China, outros herdaram atividades que deixaram aquele país, como os que utilizavam recursos humanos baratos.

Todos procuraram usar os mecanismos do comércio exterior e, na medida em que o projeto conjunto do TPP – TransPacific Patnership foi abandonado pelos Estados Unidos, procuram formas que sejam possíveis para manter este comércio mais ativo, mesmo sem a participação dos norte-americanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: