Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Brasileiros Com a Safra da Soja

5 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Enquanto as autoridades brasileiras se mostram eufóricas com a atual safra de soja, artigos como os publicados no site da Bloomberg mostram que os preços atuais estão forçando armazenagens inadequadas em Mato Grosso do Sul na espera de melhora dos preços, que dificilmente ocorrerão, salvo com o agravamento da seca em algumas regiões dos Estados Unidos. (Armazenagens de soja em silos inadequados no Mato Grosso do Sul à espera de preços melhores. Foto publicada no site da Bloomberg).

Diante dos problemas políticos enfrentados pelo atual governo brasileiro divulgam-se no Brasil notícias otimistas como a excepcional safra de soja e a geração de apreciáveis superávits comerciais. No entanto, a atual política cambial está fazendo com que a renda dos agricultores brasileiros seja transferida pela queda da inflação, beneficiando os consumidores. E como os preços da soja não são compensadores de forma suficiente, alguns produtores armazenam precariamente a sua produção na vã espera de melhoria dos preços que dificilmente ocorrerão. Existem também precariedades nas vias de escoamento da produção para os portos de exportação.

Estes infelizes produtores contarão com menos condições para continuar ampliando suas produções nas safras futuras, porque também o crédito que estão recebendo está aumentando em custos reais e não reduzindo como se seria de se esperar.

clip_image004

Gráfico publicado no site da Bloomberg mostrando o aumento da produção de soja no Brasil e o crescimento de sua exportação

O artigo de Tatiana Freitas publicado no site da Bloomberg divulga aspectos importantes que não estão sendo mostrados pela imprensa brasileira, valendo a pena ser lido na íntegra. Não se pode ficar somente eufórico, mas há que observar os problemas de vários ângulos, com horizonte mais amplo do que deste ano somente.

Enquanto os silos no Brasil estão sobrecarregados, está chegando a safra de milho, avaliada em 100 milhões de toneladas, que também precisará ser armazenada. Os produtores brasileiros estão preferindo estocar a soja na esperança que as secas em algumas regiões dos Estados Unidos acabem ajudando na recuperação dos seus preços. E o Brasil é maior exportador de soja do que de milho.

Na realidade, a política agrícola e de exportação destes produtos exige uma consideração mais ampla do governo, esperando-se que não seja de modo a prejudicar o único setor a dar uma contribuição importante para a ativação real da economia, ajudando também a criar empregos relevantes para os brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: