Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Xi Jinping Propõe Igualar Seu Poder ao de Mao Zedong

31 de julho de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Um artigo de Oki Nagai publicado no Nikkei Asian Review informa a tendência de consolidação do poder de Xi Jinping a ponto de se igualar \o que tinha Mao Zedong.

O presidente chinês, Xi Jinping, num jipe ​​militar, enquanto inspeciona as tropas do Exército Popular de Libertação durante um desfile recente na Região Autônoma da Mongólia Interior da China. Foto do Xinhua

É sabido que Xi Jinping conseguiu concentrar o poder político e militar com grande rapidez enquanto outros líderes chineses não conseguiram, nem mesmo Deng Xiaping.

Xi Jinping fará a sua proposta na reunião de Beidaihe, uma cúpula informal anual de líderes atuais e passados para restauração do cargo de presidente do Comitê Central do CPC, ocupado por Mao Zedong por mais de 30 anos até a sua morte. Os pesos pesados da liderança política da China participarão destes entendimentos, que costumam somente ser homologados como no próximo 19º Congresso do Partido Comunista em outono deste ano. Serão nomeados os membros do Comitê Permanente do Poliburo, a liderança do partido. Todos os analistas das questões chinesas sabem que, quando um assunto desta magnitude é vazado, as tendências já são bastante claras no sentido de sua aprovação.

Mao supervisionava o governo e os militares desde 1945 até a sua morte em 1976. Se a proposta for aprovada, Xi Jinping poderá continuar no comando do poder mesmo depois de 2022 além dos dois mandatos possíveis atualmente, mas precisará do apoio dos demais líderes, o que parece bastante provável, ainda que no passado isto não tenha se obtido.

A argumentação atual é que a China necessita de um líder forte para enfrentar os problemas internos e externos. Para tanto, a idade da aposentadoria seria mudada. Uma das figuras chaves para as pretensões de Xi Jinping é Wang Qishan, secretário da Comissão Central de Controle da Disciplina Contra a Corrupção, que está com 69 anos e teria de se aposentar neste próximo outono. Ele teria as condições para ajudar o atual presidente nas suas pretensões.

Muitos analistas bem informados da situação chinesa vêm acompanhando a evolução destas tendências políticas naquele poderoso país. Até agora, Xi Jinping vem obtendo o que deseja, até com o enfraquecimento de outros líderes que poderiam tentar atrapalhar nas suas pretensões, normalmente por envolvimentos em escândalos de corrupção. Salvo grandes surpresas, até agora pouco prováveis, as tendências atuais caminham na direção da consolidação do poder de Xi Jinping, o que deve ser considerado por todos que pretendem um equilíbrio no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: